qui, 21 de novembro de 2024

Variedades Digital | 16 e 17.11.24

Comitiva do governo estadual vem a Livramento para discutir projeto de implantação de Escola Agrícola

O grupo representando a Secretaria de Educação do RS esteve na Escola Olavo Bilac e participou de uma reunião e almoço no Sindicato Rural

Na segunda-feira (5), uma comitiva contendo representantes do governo estadual esteve no município para dar andamento ao projeto que visa a criação de uma Escola Técnica Agrícola em Sant’Ana do Livramento. A proposta é encabeçada pelo Sindicato Rural e tem o apoio da Prefeitura e Câmara de Vereadores do município. A comitiva esteve realizando uma visita às instalações da Escola Olavo Bilac, que no projeto é indicada para receber o curso técnico, uma vez que a sua área está localizada dentro do Parque de Exposições Augusto Pereira de Carvalho pertencente à Associação Rural.
Em seguida, o grupo participou de uma reunião no Sindicato Rural, onde foi recepcionado pelo presidente da entidade, Luiz Carlos D’Áuria Nunes. Participaram do encontro: Danisa Lopes representando a 19ª CRE; Maurício Galo Del Fabro, presidente da Câmara de Vereadores; Clarilaine Ribeiro, diretora da Escola Olavo Bilac; Adriana da Silva, da 19ª CRE; Leonardo Vargas Severo, da 19ªCRE; Vera Machado, da 19ª CRE; Luiz Carlos Cosmam, Diretor da Escola Celeste Gobatto, de Palmeira das Missões e presidente das Escolas Agrícolas do RS; Raquel Padilha, Diretora Pedagógica da Superintendência da Educação Profissional – Sec de Educação do RS; Mariana Espalter, Secretária Adjunta de Educação (Livramento); Luigi Lopes Rodrigues, Diretor da Associação Rural; Angélica Rodrigues Vega, Coordenadora Pedagógica da Sec. Municipal de Educação; Lauren Maciel da Cruz e Ana Paula Potter – Assessoria do vereador Galo; Jorge Pereira, Presidente da Associação Santanense dos Engenheiros Agrônomos e João Antônio Costa, representante do gabinete do deputado estadual Frederico Antunes.
Na oportunidade, foram discutidas várias questões sobre os tipos e formatos de cursos técnicos existentes no estado, bem como a formatação do projeto e seus afins. Também foi apresentado aos participantes um vídeo da Escola Técnica Celeste Gobatto, de Palmeira das Missões, que possui mais de 60 anos de atuação no estado.
Luiz Carlos Cosmam, Diretor da Escola e presidente das Escolas Agrícolas do Rio Grande do Sul, em sua fala destacou a importância do projeto para a formação de mão de obra rural e apresentou um vídeo sobre o trabalho realizado no seu município. “O projeto é totalmente viável, pois essa região tem um número muito pequeno de escolas técnicas e principalmente agrícolas. E por ser diretor, percebo o quanto esse ensino é capaz de abrir portas para os jovens. Nós, enquanto educadores dessas escolas, temos um desafio muito grande que é formar os sucessores familiares de todas as propriedades, sejam elas pequenas, médias ou grandes. Na nossa Escola Celeste Gobatto, por exemplo, temos muitos casos de filhos e netos de ex-alunos estudando conosco e isso é muito gratificante, além da escola agrícola formar também
técnicos que irão dar assistência às propriedades do município e da região. Então, por tudo isso e pelo que vimos aqui, o projeto de Livramento está muito bem encaminhado e esperamos que em breve mais essa escola agrícola seja implementada no RS” .
A avaliação da Diretora Pedagógica da Superintendência da Educação Profissional do estado, Raquel Padilha, foi positiva sobre o projeto. “O nosso papel aqui, hoje, foi verificar a viabilidade da implementação de um curso técnico voltado à qualificação da mão de obra no campo na região. E o que nós vimos aqui é que existem vários atores e muitos deles estão engajados no bem comum, que é proporcionar uma educação de qualidade para a juventude aqui de Livramento”, disse Raquel.
Danisa Lopes, representando a 19ª CRE, disse que a coordenadoria vem auxiliando na elaboração do projeto. “Este é um projeto que está sendo construído e é de extrema importância para a nossa comunidade. Estamos trabalhando e vendo a melhor forma de estruturá-lo, com alguns exemplos como a da escola que aqui foi apresentada hoje e encantou todos nós. Este projeto é fundamental para a nossa região, pois será a primeira Escola Agrícola dentro da área da 19ª CRE.
Já para D’Áuria, presidente da Rural, esse foi mais um passo importante. Sentimo-nos honrados em poder apresentar a nossa proposta, que tem somente um objetivo: formar mão de obra qualificada no campo. As atividades rurais mudaram muito ao longo do tempo e com a tecnologia cada vez mais dentro das propriedades é fundamental que tenhamos pessoas com conhecimento e capazes de operar, por exemplo, um trator ou maquinário computadorizado. Daqui para frente, esperamos os próximos passos juntamente com a 19ª CRE para implantação deste projeto.

Em ação inédita, Feirão Limpa Nome disponibiliza telefone gratuito para negociação de dívidas

Consumidores de todo o país podem ligar para o número 0800 591 5161 e pagar suas contas atrasadas diretamente por telefone. Ação começa na segunda (25) e vai até sexta-feira (29); Atendentes treinados estarão disponíveis das 8h às 20h horas para esclarecer dúvidas e auxiliar no processo completo de negociação. Negociações por telefone têm os mesmos benefícios de todo o Feirão,

Brigada Militar prende homem acusado de furtar televisor em hotel de Livramento

Um homem, natural de Alegrete, com extensa ficha criminal, foi preso na manhã desta quinta-feira (21) pela Brigada Militar, na Rua dos Andradas, por furtar um aparelho televisor de um hotel localizado na Rua Manduca Rodrigues. As câmeras de segurança do hotel acabaram registrando toda a ação do criminoso que entrou no local por volta das 6 h e praticou