qui, 3 de abril de 2025

Variedades Digital | 29 e 30.03.25

BM prende em Livramento acusado de ser o executor de homicídio praticado em Santa Catarina

Em ação integrada da Brigada Militar com a polícia de Santa Catarina ele foi preso na manhã deste sábado na fronteira da paz

Na manhã deste sábado 10 de junho, a Brigada Militar por meio do seu setor de investigação prendeu no Bairro Argiles em ação integrada com o GAEGO  (Grupo de Ação e Repressão ao Crime Organizado) de São Miguel do Oeste, um homem que estava foragido da justiça acusado de ser o executor de um homicídio realizado em  2016 no município de Pinhalzinho, no Oeste de Santa Catarina.

Com a troca de informações da BM com a Polícia de Santa Catarina foi possível realizar a prisão do acusado que estava residindo na fronteira da paz. Conforme o inquérito policial, o crime foi encomendado pelo então sogro da vítima. O motivo seria desavenças pessoais, familiares e financeiras, já que ambos também eram sócios na empresa.

A companheira da vítima informou aos policiais na época, que ele era proprietário de uma grameira e teria recebido uma ligação para comparecer à uma subestação, no interior do município. O objetivo seria fazer um orçamento para manutenção de um gramado.

O veículo que ele usava foi encontrado pela viúva na manhã seguinte, em uma pedreira, às margens da SC-160, no município de Modelo. O corpo do homem foi encontrado apenas três semanas depois, no dia 20 de junho 2016, às margens da SC-160, na Linha Doze de Novembro, interior do município de Campo Erê.

Investigação

A mando do sogro, quatro executores teriam atraído a vítima para a subestação, onde três deles trabalhavam, na época, como seguranças. No local realizaram a emboscada. O assassinato ocorreu às margens da rodovia, próximo ao CTG, em Modelo. O homem foi morto com um golpe fatal de facão na cabeça e o corpo foi levado até Campo Erê, onde foi enterrado.
Conforme o delegado, o valor acertado pela execução foi entre 50 e 70 mil reais. Interrogados, todos os suspeitos negaram envolvimento, mas dois deles admitiram que receberam proposta do sogro da vítima para matá-lo.

Homicídio qualificado e ocultação de cadáver

Os suspeitos foram indiciados pelos crimes de homicídio qualificado e ocultação de cadáver. O inquérito foi encaminhado à Comarca de Modelo, onde eles serão julgados. A Polícia Civil solicitou a prisão preventiva de todos os envolvidos, porém o pedido foi negado pelo Poder Judiciário, que decretou a eles outras medidas cautelares. O Ministério Público de Modelo ofereceu denúncia contra suspeitos, o que foi aceito pelo Judiciário. Agora, os suspeitos são réus e provavelmente irão a júri.

Allanamiento e incautación de droga en Rivera

En la jornada de este miércoles 2 de abril tras un trabajo de inteligencia policial llevado adelante por parte de la Dirección de Investigaciones de la Jefatura de Policía de Rivera con apoyo de la Dirección de Investigaciones de la Policía Nacional (DIPN) Regional Norte y el Grupos de Reserva Táctica (GRT), en el constate combate al micro tráfico de

Deputado Afonso Hamm apresenta projeto para garantir o funcionamento das Usina Termelétrica de Candiota e Transição Energética Justa

Um novo projeto de lei (PL) 1371/2015, de autoria do deputado federal Afonso Hamm, foi apresentado nesta semana na Câmara dos Deputados. A proposta altera a Lei nº 10.848/2004, visando assegurar a Transição Energética Justa e a sobrevivência socioeconômica das regiões carboníferas do Sul do Brasil, além de fortalecer a segurança energética do setor elétrico brasileiro (SEB). O PL 1371/1025