A Comissão Processante da Tomada de Contas que visa apurar os prejuízos aos cofres municipais advindos de possíveis irregularidades em contrato de gestão firmado pelo Município de Sant’Ana do Livramento com o Instituto Salva Saúde, notificou através de edital, nesta segunda-feira (05), o responsável do Instituto Jan Cristoph Lima da Silva para fins de ciência do processo. De acordo com a publicação no diário oficial, Jan está em lugar “incerto e não sabido”.
Na semana passada, a Prefeitura publicou três editais de notificação assinados pelo procurador-geral do Município, Felipe Vaz, para que o vereador Enrique Civeira (PDT), o ex-prefeito Ico Charopen (PDT) e o ex-procurador-geral Ramzi Zeidan também tomem ciência do processo.
Essa tomada de contas foi determinada pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE) do Rio Grande do Sul à prefeita Ana Tarouco (PL). No relatório do conselheiro do TCE, Marcos Peixoto, há também a determinação para que sejam identificados e responsabilizados os agentes públicos pelos supostos prejuízos.
O Instituto Salva Saúde é a organização social do Espírito Santo que administrou a Santa Casa de maio a novembro de 2019 e alvo da Operação Sem Misericórdia, da Polícia Federal, que investigou o suposto desvio de mais de R$ 2 milhões de recursos do SUS destinados ao hospital. Segundo a PF, a organização social subcontratou duas empresas pertencentes ao mesmo grupo criminoso para a execução de atividades de assessoria e consultoria, em valor global superior a R$ 1 milhão, como forma de justificar o desvio de verbas.