qua, 20 de novembro de 2024

Variedades Digital | 16 e 17.11.24

Trem do Pampa deverá entrar em funcionamento em setembro

Estão sendo realizadas uma série de melhorias tanto na estação, no centro do município, quanto na linha férrea e estação de Palomas.

Iniciou no dia 27 de maio mais uma etapa da restauração da Estação Férrea de Livramento que irá receber, muito em breve, o Trem do Pampa que fará os passeios até a Vila de Palomas. O projeto faz parte da estratégia de divulgação do enoturismo da Vinícola Almandén com a operacionalidade da Jordani Turismo que ofertará os passeios na fronteira, nos mesmos moldes da Serra Gaúcha. A reportagem do Jornal A Plateia esteve no local e conversou com o proprietário da empresa que está realizando a manutenção no local e, segundo ele, o trabalho de restauração e pintura durará aproximadamente 60 dias.
Sobre a restauração na Estação Ferroviária, a Secretária de Turismo de Livramento, Sandra Pontes destaca que a prefeitura cedeu as instalações para a empresa Jordani que irá operar os passeios e é responsável pela restauração que está acontecendo no prédio. “Nós não temos nenhuma informação sobre as datas do trem. Nós cedemos o prédio porque é para o desenvolvimento de Sant’ana do Livramento, como eles irão utilizar o local para fazer os embarques dos turistas, a empresa se propôs a realizar toda a manutenção do local”.
Em visita à Vinícola Almadén nesta semana, a reportagem do Jornal A Plateia conversou com o empresário Adriano Miolo que deu seu parecer sobre o atrativo do trem dentro do roteiro Ferradura dos Vinhedos e no turismo da região: “O enoturismo é algo muito incipiente ainda, está apenas começando. A gente tem feito um investimento bastante significativo aqui porque nós acreditamos muito neste segmento, não só como uma ferramenta de negócio, mas também de desenvolvimento das nossas unidades produtoras. Nós temos, hoje, enoturismo nas quatro empresas que administramos, seja no Vale dos Vinhedos, ou no Vale do São Francisco. E agora aqui onde conseguimos inaugurar o freeshop que foi uma grande conquista para nós da Almadén, mas também para o município”.
Segundo o empresário, a região tem um potencial enorme que precisa ser bem trabalhado pelas empresas, mas principalmente pelo setor público com mais investimento no setor. “Esse olhar para o turismo vai trazer seguramente mais investimentos na produção, mas também em hotelaria, gastronomia e muitas outras atividades. E neste sentido, o Trem do Pampa está inserido neste contexto, pois ele, por si só, já é um atrativo. É algo que nos remete ao passado, somos uma geração nostálgica. E muitas pessoas nunca tiveram a oportunidade de andar em um trem, só nossos pais e avós. Então, elas querem ter esta experiência.”
Segundo Adriano Miolo, a informação mais recente sobre a data de inauguração do passeio de turismo é em setembro de 2023. ”A Jordani, que é nossa parceira, vem enfrentando uma série de burocracias neste processo. Tenho certeza que eles são os maiores interessados em iniciar as suas atividades, assim como nós. Queremos que ocorra o mais rápido possível. Eu não tenho dúvida que vai ser um marco na questão do turismo aqui na região como foi a Maria Fumaça lá em Bento Gonçalves, Garibaldi e Carlos Barbosa”

Notícias do dia por Germano Rigotto

🇧🇷RESUMO-002☀️☀️☀️ ✅ NOTÍCIAS DO DIA – ANO 9 n° 2923 Dia 20 de Novembro de 2024, Quarta-Feira   DATAS COMEMORATIVAS Dia da Industrialização da África Dia do Auditor Interno Dia do Biomédico Dia do Técnico em Contabilidade Dia Nacional da Consciência Negra Dia Mundial da Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC) Dia Universal da Criança   TEMPERATURA E INDICADORES FINANCEIROS ⛅

Zucco aciona Comissão de Ética Pública da Presidência da República contra Janja e Paulo Teixeira

Deputado quer que governo analise e aplique as devidas sanções sobre xingamento de primeira-dama contra Elon Musk e manifestação de ministro apoiando a declaração O deputado federal Zucco (PL-RS) protocolou, nesta terça-feira (19), requerimento na Comissão de Ética Pública (CEP) da Presidência da República, para que o órgão analise a conduta da primeira-dama Rosângela Lula da Silva e do ministro