qua, 20 de novembro de 2024

Variedades Digital | 16 e 17.11.24

Prefeitura não encontra Civeira, Ico e Ramzi para citá-los sobre Instituto Salva Saúde

Vereador, ex-prefeito e ex-procurador foram citados por edital sobre determinação de tomada de contas especial designada pelo Tribunal de Contas
Ramzi Zeidan, Ico Charopen e Enrique Civeira

A Prefeitura publicou no Diário Oficial desta sexta-feira (02) três editais de notificação assinados pelo procurador-geral do Município, Felipe Vaz, para que o vereador Enrique Civeira, o ex-prefeito Ico Charopen e o ex-procurador-geral Ramzi Zeidan tomem ciência que está finalizada na Unidade de Controle Interno a Tomada de Contas Especial para apurar os eventuais prejuízos causados aos cofres municipais, a contratação do Instituto Salva Saúde, na Santa Casa de Misericórdia de Sant’Ana do Livramento. O documento é publicado quando os envolvidos não são encontrados ou se recusam a receber a notificação.
Essa tomada de contas foi determinada pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE) do Rio Grande do Sul à prefeita Ana Tarouco (PL). No relatório do conselheiro do TCE, Marcos Peixoto, há também a determinação para que sejam identificados e responsabilizados os agentes públicos pelos supostos prejuízos. No documento, finalizado no mês passado, o conselheiro registrou irregularidades e inconsistências na contratação do instituto, que foram constatadas em auditoria. “(…) ausência de chamamento público e de justificativa para a contratação direta, ausência de requisitos obrigatórios para a celebração de parceria, ausência de detalhamento do Plano de Trabalho, além da não disponibilização de informações e documentos solicitados pela auditoria”.

COMO FUNCIONAVA

Segundo a denúncia do MPF, a organização sub-existia para dar vazão aos recursos incorporados pelo Instituto Salva Saúde, implementando-se, a partir daí, uma sistemática de escoamento de valores que se reverteram em benefício de todos os integrantes da organização criminosa. Saques de dinheiro e reuniões de Civeira, Ico e Jan aconteciam no mesmo dia. Em diálogos entre o então secretário da Saúde e o médico responsável pela Santa Casa, que delineiam a investigação feita pela Polícia Federal, mostram o que aconteceu durante os cerca de 25 encontros que foram realizados.

RELEMBRE O CASO

O Instituto Salva Saúde é a organização social do Espírito Santo que administrou a Santa Casa de maio a novembro de 2019 e alvo da Operação Sem Misericórdia, da Polícia Federal, que investigou o suposto desvio de mais de R$ 2 milhões de recursos do SUS destinados ao hospital. Segundo a PF, a organização social subcontratou duas empresas pertencentes ao mesmo grupo criminoso para a execução de atividades de assessoria e consultoria, em valor global superior a R$ 1 milhão, como forma de justificar o desvio de verbas.
Em abril do ano passado, o Ministério Público Federal (MPF) denunciou o vereador Enrique Civeira (PDT), o ex-prefeito Ico Charopen (PDT) e o ex-procurador-geral do município, Ramzi Zeidan, por vantagens ilícitas mediante a prática dos crimes de corrupção ativa e passiva, peculato e lavagem de dinheiro, na contratação. O ex-prefeito não foi encontrado para comentar a denúncia. A defesa do vereador Enrique Civeira e do ex-procurador Ramzi Zeidan afirmou que ambos não praticaram nenhum ilícito e que vai apresentar provas para comprovar a inocência dos clientes.

Notícias do dia por Germano Rigotto

🇧🇷RESUMO-002☀️☀️☀️ ✅ NOTÍCIAS DO DIA – ANO 9 n° 2923 Dia 20 de Novembro de 2024, Quarta-Feira   DATAS COMEMORATIVAS Dia da Industrialização da África Dia do Auditor Interno Dia do Biomédico Dia do Técnico em Contabilidade Dia Nacional da Consciência Negra Dia Mundial da Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC) Dia Universal da Criança   TEMPERATURA E INDICADORES FINANCEIROS ⛅

Zucco aciona Comissão de Ética Pública da Presidência da República contra Janja e Paulo Teixeira

Deputado quer que governo analise e aplique as devidas sanções sobre xingamento de primeira-dama contra Elon Musk e manifestação de ministro apoiando a declaração O deputado federal Zucco (PL-RS) protocolou, nesta terça-feira (19), requerimento na Comissão de Ética Pública (CEP) da Presidência da República, para que o órgão analise a conduta da primeira-dama Rosângela Lula da Silva e do ministro