Na tarde dessa sexta-feira (03), membros do Centro de Professores do Estado do Rio Grande do Sul (CPERS) realizaram uma plenária em defesa do IPE Saúde e da revisão geral salarial da classe docente do estado. O evento aconteceu na Escola Estadual de Educação Básica General Neto.
Em entrevista ao Jornal A Plateia, a professora e diretora do CPERS Sindicato, Vera Lessês, explicou os objetivos da plenária: “Esse encontro faz parte de uma série de plenárias que acontecem no estado com o CPERS junto com a Frente dos Servidores Públicos do Rio Grande do Sul para debater projeto de lei apresentado pelo governo estadual sobre a reestruturação do IPE Saúde, organizando as categorias para lutar para rechaçar o PL”, explicou.
Segundo ela, o projeto de lei favorece os altos salários, permitindo que as categorias com remuneração maior contribuam menos com o IPE Saúde. “O IPE Saúde tem como princípio a solidariedade onde os altos salários ajudam a financiar os baixos salários e, hoje, o governador busca quebrar esse pacto. Estamos dizendo para a população gaúcha que a crise que existe no IPE é culpadas ações dos dois últimos governos, que não repuseram as perdas inflacionárias do salário”, salientou.
Além de representantes e membros do CPERS, estiveram presentes na plenária membros do funcionalismo público estadual de outras áreas, como a de segurança. O objetivo e, também, organizar uma mobilização no dia da votação do projeto de lei na Assembleia Legislativa, o que deve ocorrer nos próximos dias.