🟢 TETO DA DÍVIDA 🇺🇸: o projeto de lei para aumentar o limite da dívida e limitar os gastos do governo americano foi aprovado na Câmara por 314 votos a 117, com apoio de democratas e republicanos. O projeto foi enviado para votação no Senado.
👀 NOS DADOS: uma série de dados econômicos deve ser divulgada na quinta-feira, incluindo reivindicações semanais de desemprego e o índice de gerentes de compras.
🟢 INFLAÇÃO NA EUROPA: A inflação na zona do euro diminuiu mais do que o esperado em maio, com números mostrando que a taxa de inflação anual do bloco caiu para 6,1% em maio, de 7% em abril. Este é o nível mais baixo desde fevereiro de 2022.
🟢 TECH IS BACK, BACK AGAIN: o Nasdaq encerrou maio com alta de 5,8%, com o entusiasmo em torno da AI continuando a impulsionar as ações relacionadas. A fabricante de chips Nvidia saltou 36% em maio, atingindo brevemente um valor de mercado de US$ 1 trilhão nesta semana. Alphabet, Meta e Amazon subiram pelo menos 10% durante o mês.
⚠️CHINA & ATIVIDADES:* O índice de gerentes de compras (PMI, na sigla em inglês) industrial da China subiu de 49,5 em abril para 50,9 em maio, informou há pouco a S&P Global. O resultado acima de 50 indica que a atividade avançou para o território de expansão.*
🇧🇷 SINAIS DA RENDA FIXA: apesar da piora nos ativos externos devido aos dados mais fracos de atividade na China, o mercado de renda fixa segue performando bem com a expectativa do início do ciclo de corte de juros. No dia, a curva longa de juros ficou estável nas mínimas do ano. (DI de 10y fechou a ~11,65 enquanto a NTN-B longa ~5,70).
ESTADÃO – XP/José Berenguer: esperamos que juro caia mais do que o mercado está esperando.
“O crédito ficou caríssimo. A taxa básica está alta demais, a economia vai sofrer. Isso nos leva a crer que o BC vai ser mais agressivo do que vemos nas curvas de juros”, analisou Berenguer, ponderando que ainda não está claro quando começa esse ciclo de baixa.
ESTADÃO – Câmara encerra votação de MP dos Ministérios; texto vai ao Senado.
Foram 337 votos favoráveis, 125 contrários e uma abstenção. A matéria segue agora para o Senado e deve ser votada amanhã para que não perca a validade.