qua, 20 de novembro de 2024

Variedades Digital | 16 e 17.11.24

Bastidores | A memória digitalizada

Escola do Legislativo concluiu o trabalho de digitalização do acervo do Memorial Ivo Caggiani, que funciona em espaço privilegiado no acesso principal da Câmara de Vereadores local (foto). São mais de 300 livros históricos, considerados um “verdadeiro tesouro” para os amantes e apreciadores de uma boa leitura, tanto pela riqueza de textos produzidos pelo próprio patrono do Memorial quanto por outros escritores e estudiosos da comunidade fronteiriça quanto, igualmente, para uma verdadeira viagem à história do município e do povo santanense, em obras raras que abrangem diversos gêneros e períodos literários.
Anexo à Escola do Legislativo, o Memorial Ivo Caggiani oferece espaço físico e digital dedicado à preservação da memória cultural e artística de Sant’Ana do Livramento. As obras estão disponíveis de forma digital e gratuita, em formato PDF, permitindo acesso fácil e rápido aos usuários.
Para acessar o acervo, os interessados podem conferir o catálogo de obras disponibilizado pela Escola do Legislativo ou diretamente na Câmara de Vereadores, onde poderão solicitar os títulos de seu interesse.

Museu terá novo local

Governo Municipal preferiu recolher o acervo do Museu David Canabarro para uma sala fechada no prédio da Casa de Cultura Ivo Caggiani, que passa por reformas. As peças e documentos que resgatam e registram grande parte da história de Sant’Ana do Livramento somente voltarão a ser expostos ao público após a conclusão das reformas, mas por enquanto não há previsão de reinauguração do Museu, que passará a ocupar um espaço ali mesmo, na Casa de Cultura. Nas comemorações do bicentenário de Livramento, a história da cidade poderá ser visitada em Rivera, através do acervo do antigo museu Folha Popular, concedido pela família do historiador Ivo Caggiani a instituições das áreas da cultura e educação nda vizinha cidade.

Diálogos por Sant’Ana

ACIL e CDL retomam a partir desta próxima quarta, 31, no salão de eventos da CDL, o projeto “Diálogos por Sant’Ana”, evento que oportuniza a empresários e lideranças políticas uma avaliação conjunta do cenário administrativo e comunitário de Livramento, buscando a construção de ideias exequíveis para o desenvolvimento local.

Contra o aumento

Vereadores foram obrigados a votar contra o aumento de 4,5% em seus salários para viabilizar o chamado “aumento real” de 4,35% proposto pelo Executivo para o funcionalismo municipal. Acontece que o texto original do projeto encaminhado pelo governo incluía os “ agentes politicos”, – ou seja, os vereadores e secretários municipais – no aumento. No caso do Legislativo, isso seria uma ilegalidade, já que os vereadores só podem votar aumento de seus subsídios no último ano do mandato, valendo para a Legislatura seguinte. O erro foi alertado ao Executivo, mas como não houve correção, os vereadores precisaram votar em separado a parte que incluía seus próprios salários e rejeitar a proposta, por unanimidade, para viabilizar o aumento para os servidores já na Folha de Pagamento deste mês.

Mocotó solidário

O Lions Club de Livramento realiza no próximo fim de semana a 7ª edição do “Mocotó da Solidariedade”, tradicional promoção que visa arrecadar fundos para as obras sociais da entidade. O Club contou com a doação de praticamente todos os ingredientes para a elaboração do prato, do qual se estima vender mais de 300 tickets. Interessados em adquirir podem procurar os membros da diretoria do Lios.

Negritude socialista na fronteira

O PSB santanense promove neste fim de semana o “Encontro Regional da Negritude Socialista Brasileira” com a proposta de debater grandes temas da atualidade em relação à luta contra o racismo, inclusão, dignidade social e profissional, enfim. O evento terá inicio às 14 horas deste sábado, no auditório do SENAC, e contará com palestra do professor João Batista Conceição (na foto, como vereador Rafa Castro), e painel sobre empreendedorismo negro. No domingo, a partir das 9h, o encontro prossegue na sede do Projeto Tchê, com rodas de conversa sobre a importância do PPA na elaboração das políticas públicas e sobre projetos, desafios e superações, esta com a participação do próprio vereador Rafael de Castro.

História rubro-negra

Já está em fase de conclusão o terceiro livro do professor João Bastista Conceição, 2º sobre a história do E.C. 14 de Julho. Esta semana, Batista entrevistou o diretor-presidente do Grupo A Plateia, Antônio Badra, a quem pretende homenagear na obra como reconhecimento pelo apoio à luta pela recuperação e manutenção do “Leão”. Batista escolheu 14 nomes de personalidades que, para ele, tiveram papel preponderante nos esforços para vencer as muitas dificuldades administrativo-financeiras do Clube. O livro deve ser lançado em julho, integrando as comemorações do bicentenário de Livramento.

Educação gaúcha em debate

A Assembléia Legislativa gaúcha criou o Movimento Pela Educação, que consiste em uma série de encontros para melhorar a qualidade do sistema estadual de ensino. Cada encontro acontecerá em uma cidade gaúcha e o próximo será dia 16 de junho no auditório da Unipampa, em Livramento. O evento será aberto ao público. Os organizadores convidam a comunidade a participar e debater o futuro da educação no Rio Grande do Sul.

Notícias do dia por Germano Rigotto

🇧🇷RESUMO-002☀️☀️☀️ ✅ NOTÍCIAS DO DIA – ANO 9 n° 2923 Dia 20 de Novembro de 2024, Quarta-Feira   DATAS COMEMORATIVAS Dia da Industrialização da África Dia do Auditor Interno Dia do Biomédico Dia do Técnico em Contabilidade Dia Nacional da Consciência Negra Dia Mundial da Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC) Dia Universal da Criança   TEMPERATURA E INDICADORES FINANCEIROS ⛅

Zucco aciona Comissão de Ética Pública da Presidência da República contra Janja e Paulo Teixeira

Deputado quer que governo analise e aplique as devidas sanções sobre xingamento de primeira-dama contra Elon Musk e manifestação de ministro apoiando a declaração O deputado federal Zucco (PL-RS) protocolou, nesta terça-feira (19), requerimento na Comissão de Ética Pública (CEP) da Presidência da República, para que o órgão analise a conduta da primeira-dama Rosângela Lula da Silva e do ministro