Embora já pudesse esperar críticas por parte de algumas pessoas preconceituosas, tais como “grande coisa” ou até mesmo “não tem o que fazer” (comentários feitos na página do Jornal A Plateia), a Chefe do Executivo Municipal não se furtou de assinar o decreto elaborado pela Coordenadoria da Mulher, Juventude, Diversidade e Igualdade Racial em parceria com a comunidade.
A expectativa é que este Conselho traga avanços na pauta LGBTQIAPN+, principalmente através de políticas públicas, que passam justamente pelas mãos dos agentes políticos.
Por fim, é importante frisar que respeito é fundamental para uma vida em sociedade.
Nesta semana, o ex-deputado Beto Albuqueque (PSB) esteve reunido com o vice-presidente da Reública, Geraldo Alckimin (PSB), em Brasília. Beto disse estar muito alegre e honrado em visitar e conversar com o Alckimin. Albuquerque considerou o ex-governador de SP como uma liderança política leal, com caráter, competência e vida publica invejável. Além disso, considerou uma fonte de inspiração para os tempos atuais. “Dignidade e respeito são valores muito importantes e que valem ser preservados e destacados.”
Esquerda reunida
Os dirigentes do PSOL, Rogério e Fabiano Benites, reuniram-se com o presidente do PT, Fabrício Peres, e com os pré-candidatos a prefeito, vereadores Aquiles Pires e Dagberto Reis, para tomar um café e dialogar sobre a conjuntura municipal e a possível construção da unidade da esquerda em Livramento na eleição de 2024. Segundo eles, a união das candidaturas de Edegar Preto (PT) e Pedro Ruas do (PSOL) para o governo do estado, deixou uma percepção positiva. Para Benites a eleição que se aproxima, será “plebiscitária”, ou seja, os santanenses depositarão seu voto nas urnas para manter a “prefeita bolsonarista” no poder ou não. Sendo assim, o PSOL acredita que abre-se espaço na cidade para construir uma frente de esquerda para “desbolsonarizar Livramento”, e, assim alinhar com o governo do presidente Lula. Para Fabrício, o PT é um partido que conta com três vereadores atuantes na cidade e com dois pré-candidatos à prefeitura para disputar a eleição do próximo ano, contemplando também demais partidos de esquerda para que se somem.Porém, frisa que qualquer decisão sobre eleição passa por série de debates internos do partido.
Vereador em Brasília
Entre suas diversas agendas em Brasília, o vereador Rafael de Castro (PSB) esteve visitando, nesta semana, o Ministro da Educação, Camilo Santana (PT). Na oportunidade, apresentou demandas, como a necessidade de ampliação de cursos técnicos e de graduação nas instituições de ensino locais, bem como, sobre a possibilidade de fornecimento de diploma binacional em nível de graduação, uma demanda apresentada pela comunidade acadêmica da fronteira.
Ainda esteve em pauta a questão do transporte binacional, tema também tratado com a ANTT, que já vem sendo debatido pelo grupo formado.
Por fim, relatou a necessidade da retomada de algumas obras vinculadas à educação que estão paradas na cidade. Ele também esteve no gabinete da deputada federal Tabata Amaral (PSB-SP) tratando do mesmo tema.
Além disso, o parlamentar esteve com o deputado federal Heitor Jose Schuch (PSB), que anunciou uma emenda para a colocação de banheiros no terminal de ônibus do município ainda este ano.
A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar ações do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) foi instalada na Câmara dos Deputados. Nela deverão ser apuradas as supostas “invasões de terra e fontes de financiamento”. O deputado gaúcho Tenente-Coronel Zucco (Republicanos) será o presidente da Comissão. A relatoria ficará com o deputado Ricardo Salles (PL-SP).
O primeiro e segundo vice-presidentes, respectivamente, são os deputados Kim Kataguiri (União Brasil-SP) e delegado Fábio Costa (PP-AL). Os nomes que compõem a direção do colegiado estavam em chapa única. Houve um acordo para que não houvesse outros concorrentes.
Zucco afirmou que a CPI deve terminar em 28 de setembro deste ano, ressalvadas eventuais prorrogações. O plano de trabalho deve ser apresentado na próxima reunião.