O secretário municipal de Obras, Dilmar Pereira, confirmou, nessa semana, que a avenida Tamandaré deve começar a ser recapeada no dia 28 de maio. A informação foi dada durante o trabalho de supressão das árvores plantadas há anos ao longo do logradouro, autorizada pelo Departamento de Meio Ambiente (DEMA).
A medida foi tomada de acordo com o plano de arborização urbana de Livramento, conforme explica o biólogo do departamento, Thiago Xavier. “São 86 espécies autorizadas a serem plantadas em

espaços públicos. Essas árvores, que estão sendo retiradas, do tipo Guapuruvu, já são bastante antigas e as suas raízes já apresentam alguns sinais de dano. Por isso é necessária essa extração que estamos fazendo”, explicou.
Após a remoção das árvores, serão plantadas novas espécies para fazer a substituição, sem causar dano ao trânsito na região central da cidade. “Estamos recebendo o apoio da RGE para a operação. Eles estão fazendo a parte da poda dos galhos que ficam mais próximos da rede elétrica. Vamos trabalhando de maneira segura, pois a nossa preocupação é por conta dos veículos que ficam aqui estacionados”, explicou o secretária de Serviços Urbanos, Julio Mota, citando como exemplo o incidente ocorrido no dia 24 de dezembro do ano passado, quando uma árvore dessa mesma espécie caiu em cima de alguns carros após um temporal.
“Estamos começando esse trabalho aqui como forma de preparação para a empresa que fará a pavimentação asfáltica. Porque a situação está muito complicada com a Tamandaré cheia de buracos, já ‘tá’ por demais”, concluiu o secretário de Obras destacando que o início das obras começam na última semana do mês e que compreenderá a extensão entre a Miguel Luís da Cunha e a Bento Gonçalves.