Na manhã desta quarta-feira (17) as Secretarias de Obras e Serviços Urbanos com o apoio do Departamento de Meio Ambiente (Dema) e da Secretaria de Transito , iniciaram o corte e retirada de algumas árvores localizadas nos canteiros da Avenida Tamandaré. Segundo o secretário Dilmar Rodrigues está é a primeira etapa da preparação para a pavimentação de toda avenida. “ Estamos começando esse trabalho aqui como forma de preparação para a empresa que fará a pavimentação asfáltica. Porque a situação está muito complicada com a Tamandaré cheia de buracos. Estamos realizando está primeira ação para fazer a retira de algumas árvores que tem suas raízes profundas. Contamos com o apoio de algumas secretarias e do DAE para isso.
O secretário Júlio Motta complenta: “Estamos recebendo também o apoio de todas essas secretarias e também da RGE para a operação. Onde eles estão fazendo a parte da poda dos galhos que ficam mais próximo da rede elétrica. Vamos trabalhando de maneira segura, pois a nossa preocupação era por conta dos veículos que ficam aqui estacionados por ser no entorno do hospital e com o apoio da secretaria de transito conseguimos isolar a área. Nós realizamos um estudo que aponta que muitas dessas arvores de grande porte já apresentam algum tipo de problema em suas raízes, como é o caso daquele incidente que nós tivemos no dia 24 de dezmebro de 2023, onde uma dessas arvores caiu em cima de alguns carros após um temporal.
O biólogo do DEMA, Thiago Xavier, destaca que existe um convenio no município com a RGE com o nome de “Rede Segura” para a retirada de árvores que estão muito próximas a rede de energia e que por ventura correm algum risco de causa acidentes, além das diretrizes. “ Então algumas dessas álvores , a RGE está autorizada a retirar e por meio do convenio ela deve fazer a compensação. Vale lembrar também que o nosso município tem um plano de arborização urbana com 86 espécies autorizadas a serem plantadas em espaços públicos. Essas arvores, que estão sendo retiradas tipo, Guapuruvu, já bastante antigas e as suas raízes já apresentam alguns sinais de dano. Por isso é necessária essa extração que estamos fazendo”.