seg, 3 de fevereiro de 2025

Variedades Digital | 01 e 02.02.25

Senado aprova PL que altera cálculo dos preços mínimos de produtos agrícolas

O Senado Federal aprovou na quarta-feira, 10, o projeto de lei – PL – 1284/19 que inclui a depreciação de máquinas e equipamentos agrícolas na formação dos preços mínimos de produtos agrícolas, entre outras melhorias. Atualmente essa política observa apenas a despesa variável – sementes, defensivos, mão-de-obra, transporte, entre outros. O PL, de autoria do senador Luis Calos Heinze – PP/RS -, segue para apreciação da Câmara dos Deputados.

Heinze argumenta que a mudança reduz o descompasso entre os custos de produção e o valor de venda. “A medida que aprovamos gera condições mais justas para os produtores e pode evitar prejuízos, falência e mais endividamento no campo”, ressaltou Heinze.

O texto define que as tabelas, com os valores, deverão ser publicadas com antecedência de 60 dias do início da produção agropecuária, observado os calendários regionais. Na conta entram ainda 60 dias, adicionais para que as instituições do setor apresentem sugestões ao Ministério da Agricultura. “A comunicação é estratégica para os produtores. Incluimos prazos legais para garantir a devida previsibilidade”, explicou Heinze.

A proposição legislativa, apresentada em 2019, foi aprovada e relatada no âmbito da Comissão de Agricultura e Reforma Agrária – CRA – pelo senador Jayme Campos – União/MT. Durante apreciação em plenário, o líder do governo, senador Randolfe Rodrigues – Rede/AP, foi o único que registrou posicionamento contrário ao PL.

A Política de Garantia de Preços Mínimos – PGPM – é uma importante ferramenta para reduzir as oscilações na renda dos produtores rurais, principalmente de pequenos e médios, e assegurar remuneração mínima.

Secretaria da Fazenda (Foto: Yuri Cardoso/AP)

Secretaria da Fazenda divulga sorteados no programa Nota Fiscal Gaúcha e Nota Fiscal Santanense

O Programa Nota Fiscal Gaúcha (NFG) é uma iniciativa do Estado do Rio Grande do Sul que incentiva a emissão de notas fiscais e a inclusão do CPF nos documentos. O objetivo é aumentar a arrecadação, fomentar a cidadania fiscal e a concorrência leal. O NFG oferece vantagens aos participantes, como: prêmios em dinheiro, repasses para entidades sociais indicadas pelos

Resumo de segunda-feira – 03/02/2025

    Edição de Chico Bruno   Manchetes dos jornais   Valor Econômico – Governo negocia Orçamento e medidas de Haddad com nova cúpula do Congresso   FOLHA DE S.PAULO – Gás demanda R$ 140 bi em investimentos e atrai grupos de capital privado   O GLOBO – Trump fala em ‘dor’ por tarifaço e deflagra guerra comercial   O

A tarefa do movimento Uniopcionalista

Ao falar de religião, não é possível fugir dos termos bíblicos, e é por isso que para falar de Uniopcionalismo, é necessário utilizar tal terminologia. O Uniopcionalismo é um movimento religioso de tipo evangélico, porém totalmente oposto a todos os movimentos religiosos famosos conhecidos, não acreditando na salvação de ninguém que pertença a eles, pois esses movimentos afirmam que a