qui, 10 de abril de 2025

Variedades Digital | 05 e 06.04.25

Campereada Internacional de Livramento retorna com força e tem recorde de público

Após praticamente três anos sem acontecer por consequência dos efeitos da pandemia, a Campereada Internacional de Livramento retornou neste fim de semana com força total. O evento que chegou na sua 38ª edição promovido pela prefeitura e seus parceiros, foi realizado entre os dias 28 de abril e 1º de Maio na Chácara da Prefeitura que ficou completamente lotada tanto nos tradicionais acampamentos quanto na visitação do público em geral.
O evento que leva o título de maior Rodeio Crioulo da Fronteira, contou com uma extensa programação campeira com provas de tiro de laço, redomão de 21 um dias, prova do tambor e com as tradicionais gineteadas que lotaram as arquibancadas. Além disso os bailes e shows musicais na arena de eventos agitaram as noites da campereadas embaladas com grandes nomes da música gaúcha.
Segundo Leonardo Soares, presidente da comissão organizadora do evento, para se ter uma ideia, somente no domingo mais de 11 mil pessoas circularam pelo campereada.

Nomes nas Ruas da Campereada

Durante a programação da campereada também foi realizada uma cerimônia para a colocação de nomes em 10 “ruas” da Chácara da prefeitura em homenagem a pessoas e personalidades que marcaram a história da fronteira. O ponto alto da cerimônia foi a participação do tradicionalista , poeta e radialista Velocinio Silveira, o lenço Branco, que empresta seu nome para a principal rua da campereada.No ato estava presentes os familiares de muitos homenageados já falecidos.

Evento marca os 200 anos de Livramento

A prefeita Ana Tarouco, em entrevista ao Jornal A Plateia e Rádio RCC FM, diz ter ficado muito satisfeita com o resultado do evento que faz parte da programação dos 200 anos do município. “Nós estamos muito felizes com o sucesso deste evento que foi organizado em praticamente 40 dias de empenho e dedicação de todos os envolvidos que demostram que com união tudo é possível. Foi um grande esforço para que no ano em que Livramento completa 200 anos este evento retonasse. Estamos trabalhando bastante neste ano com essa visão para resgatar a cultura e a história, onde estamos escrevendo um livro e fazendo um documentário, contando com diversas parceiras que serão apresentadas nos próximos meses para finalizar essas comemorações” destaca a prefeita.

Casa do Grupo A Plateia

O Grupo A Plateia esteve presente no evento desde o seu primeiro dia, inovando neste ano, com a programação da Rádio RCC FM ao vivo e lives nas redes sociais. A Casa do Grupo A Plateia e a unidade móvel utilizada em eventos como a Expointer em Esteio, também foram utilizadas na cobertura da 38º Campereada Internacional que contou com o apoio da Postos Rosul ,Pilo Modas, PlanAgro – Assessoria Agronômica ,JB Negócios Rurais , Janete Badra Imóveis ,Construtora Bannura ,Sítio da Terra e Mini fazenda , Padaria Ravena , Pulperia Casa de Carnes e Tchenet.

TRIBUNAIS DE CONTAS, DIREITOS FUNDAMENTAIS E POLÍTICAS PÚBLICAS

Artigo escrito pelo ouvidor do TCE-RS, Cezar Miola – Conselheiro do Tribunal de Contas do Rio Grande do Sul:   Desde a promulgação da Constituição de 1988, o Brasil avançou, no plano institucional, não apenas com o estabelecimento de direitos e garantias fundamentais, mas na conformação de um projeto de Nação balizado pelos marcos precisamente delineados no mesmo Estatuto. Esse

Senador General Hamilton Mourão via X (antigo Twitter)

“Lula e o PT passaram a vida criticando os efeitos “nocivos” do livre comércio, da globalização e do Consenso de Washington. Agora passaram a atacar o tarifaço de Trump sob o argumento de que sabota o sistema multilateral de comércio e as cadeias globais de produção. Eles tem que decidir o que são, protecionistas ou adeptos do liberalismo econômico. Difícil,