A edição desta segunda-feira (24) do programa “Conversa de Fim de Tarde”, da rádio RCC FM, foi especial. Na pauta estava a discussão para uma possível instalação de um curso binacional de medicina em Sant’Ana do Livramento/BR e Rivera/UY. A ideia que vem sendo construída é que a Unipampa poderá abrigar o espaço teórico e a Santa Casa de Misericórdia, o prático.
No encontro âncorado pelo apresentador Rodrigo Evaldt, estiveram o presidente do Conselho Municipal de Saúde, Horácio Dávila; o presidente do SindSaúde, Sílvio Madruga; o vereador Aquiles Pires (PT); o empresário Raed Sweik; além dos participantes do programa Daniel Andina, Edis Elgarte e Edson Linhares.
Recentemente, em março, Aquiles e Raed estiveram em Brasília para levar a demanda até o Governo Federal. Raed explicou que o projeto vem de encontro com a necessidade da Unipampa se consolidar em Sant’Ana do Livramento, pois segundo ele, há alguns anos não se tem novos cursos no Campus.
Aquiles considerou a pauta extremamente interessante. O parlamentar explanou, durante o programa, o seu pensamento de que Livramento precisa “sair da estagnação” e precisa evoluir. “Quanto tu fala em faculdade, em proporcionar aos santanenses e riverenses a possibilidade de poder cursar aqui na nossa cidade um curso de medicina, isso extrapola qualquer diferença ideológica ou partidária”, comentou o vereador.
Já Horácio, disse que quanto a necessidade de profissionais médicos neste momento, não só em Livramento, mas em toda região de fronteira, “é muito grave. Gravíssima diríamos assim”, afirmou. Ele também relatou sobre o trabalho desenvolvido no Conselho de Saúde, no qual, segundo ele, “evidenciou a situação tanto da saúde primária, quando também chegamos na saúde hospitalar […] com esta falta de profissionais”.
Silvio Madruga afirmou que o SindSaúde não poderia deixar de se somar no projeto, pois ele é feito por pessoas que estão “quarendo pensar Livramento” no futuro. O sindicalista também frisou que a Saúde “não é somente feita por médicos” e que conta com outros trabalhadores, tais com técnicos em enfermagem, entre outros.