Quem passar pelo cruzamento do Largo Hugolino Andrade com a avenida Tamandaré, neste sábado (22), ainda deve se deparar com o teste de fluxo entre 09h e 10h e de 15h às 16h. Durante vários dias da última semana,
os técnicos da Secretaria Municipal de Trânsito, Transporte e Mobilidade Urbana estiveram no local realizando ajustes e demarcações para instalar uma nova rotatória no local. Segundo a pasta, o experimento é mais um passo no Plano de Mobilidade Urbana, que está em tramitação na Prefeitura de Sant’Ana do Livramento. A previsão é que na próxima terça-feira (25) seja feita a avaliação dos resultados. No entanto, o secretário responsável, Marcio Goularte, adiantou que a rotatória tem funcionalidade, tendo em vista a obra de alargamento que está sendo estudada para ser realizada no Largo Hugolino Andrade. “Se for feita a obra no Largo, acredito que seja aprovada a mudança de sinalização”, adiantou Marcio, destacando que para a implementação da rotatória no local, será necessária toda a infraestrutura de passagem de pedestres, que seria um complemento dessa obra. Além disso, o secretário destacou a segurança dos transeuntes. Disse que será necessário delimitar o espaço dos veículos e de quem está caminhando na rua. “Para tal, devemos ter área de passagem de pedestres a mais de cinco metros da esquina, inclusive, com a colocação de grades nas esquinas para justamente não terem acesso à rotatória”, explicou.
OBRA NO LARGO
Apesar dos testes realizados durante a semana pela pasta de Trânsito, ainda tramitam na prefeitura duas opções de obras no local: a primeira seria em parceria com a Intendência Departamental de Rivera (IDR) e compreenderia toda a extensão da via – que é binacional; a segunda, seria somente do lado brasileiro, mas dependeria da criatividade do Executivo para que as mudanças não impactassem no trânsito negativamente. O martelo ainda não foi batido. Caso seja, pode ser ainda neste ano.