qua, 2 de abril de 2025

Variedades Digital | 29 e 30.03.25

7º oferece Estágio de Correspondentes para integrantes da imprensa e universitários

Tenente Samuel Pontel em entrevista ao programa Conversa de Fim de Tarde da rádio RCC FM. Foto: Samuel Arruda/AP

O 7º Regimento de Cavalaria Mecanizado, estará realizando na próxima semana o Estágio de Correspondentes para Assuntos Militares.

Pela primeira vez será realizado em Sant’Ana do Livramento, o curso de extensão tem por objetivo ampliar os conhecimentos sobre o Exército brasileiro e capacitar os futuros profissionais da comunicação na cobertura de imprensa em ambientes de crises e conflitos armados, e no acompanhamento de operações militares.

De acordo com o tenente do exército Samuel Pontel, a simulação que acontecerá no município será ofertada para profissionais da imprensa e para alunos dos cursos de Jornalismo e Direito da Urcamp e tem a finalidade de proporcionar a esses profissionais conhecimentos específicos a respeito do exército brasileiro e de assuntos militares contribuindo para estreitar os laços de amizade com o exército brasileiro com o público civil.

“Como é o primeiro ano que está sendo executado, ele vai ser de uma forma mais simples, talvez nos próximos anos a gente consiga ampliar mais. Os estagiários vão praticar alguns exercícios e até participar de algumas instruções da operação Boina Preta, que é o campo do recruta”, destacou o tenente.

As ações serão entre os dias 26 e 28 de abril e os estagiários receberão fardamento, equipamentos militares, mochila e equipamentos para acampar. “Eles vão realizar o acampamento depois de receber uma instrução de sobrevivência. Instrução individual básica, algumas instruções como camuflagem, pista de progressão diurna, orientação, sobrevivência e bivac, que seria o acampamento”

Mesmo com um número limite de participantes, tenente Pontel frisa que este evento está aberto para voluntários que atuem ou estudem nas áreas de jornalismo e comunicação social.

Deputado Afonso Hamm apresenta projeto para garantir o funcionamento das Usina Termelétrica de Candiota e Transição Energética Justa

Um novo projeto de lei (PL) 1371/2015, de autoria do deputado federal Afonso Hamm, foi apresentado nesta semana na Câmara dos Deputados. A proposta altera a Lei nº 10.848/2004, visando assegurar a Transição Energética Justa e a sobrevivência socioeconômica das regiões carboníferas do Sul do Brasil, além de fortalecer a segurança energética do setor elétrico brasileiro (SEB). O PL 1371/1025

📌 Café do Instituto Unimed/RS

Participe do Café do Instituto Unimed/RS. O evento contará com Vitelio Brustolin, pesquisador de Harvard e professor de Relações Internacionais da UFF. Colaborador para análises geopolíticas na CNN, Globo, Record e outros. Não perca! 📆 Dia: 24 de abril. ⏰ Horário: 19h. 📍 Local: Casa da Memória Unimed Federação/RS, Rua Santa Terezinha, 263, Porto Alegre. 🔗 Formato: presencial 📧 Inscrição via link: