Em meio a um turbilhão de polêmicas, a comunidade escolar do tradicional Colégio Estadual teve pelo menos um motivo para comemorar: depois de seis anos de luta, finalmente foi entregue a obra do muro da Escola, totalmente recuperado. O vereador Romário Paz, que se empenhou desde o início nesse projeto, comemorou a conquista. O novo muro tem mais de 158 metros de extensão de material pré-moldado vazado. Romário lembrou os muitos contatos feitos junto ao Governo do Estado, algumas viagens, bem como a visita do Ex-Deputado Estadual Fábio Branco (foto), que ajudou a concretizar essa obra, que proporciona maior segurança aos alunos, professores e trabalhadores local, além dos moradores das adjacências, tendo em vista o f luxo de pessoas que adentravam ao local no período da noite.
Um ato realizado nessa semana, com as presenças da gerência da agência local da Caixa Econômica Federal e corretores vinculados ao Empreendimento Altos da Rural, marcou a assinatura de 40 contratos habitacionais do investimento, que está sendo erguido junto ao Parque de Exposições Augusto Pereira de Carvalho. Essa é considerada a mais importante etapa do financiamento, que assim fica 100% formalizado, sendo a próxima etapa a entrega das chaves. Com a confirmação dessas assinaturas, a construtora poderá receber os recursos para dar continuidade na obra até sua conclusão. O residencial Altos da Rural é empreendimento do Grupo Dallé, de Bagé, e deve contar com cerca de 224 apartamentos, além de áreas de lazer como “chimarródromo”, playground, pista de caminhada, garagem com vagas individuais e salão de festas com parrilla.
Contas desaprovadas
Já está na Câmara de Vereadores a análise das contas da gestão de 2019 do Executivo Municipal pelo Tribunal de Contas do Estado. Em um documento de 1.078 páginas, o TCE aponta várias incongruências na administração
do ex-prefeito Solimar “Ico” Charopen e recomenda aos vereadores a rejeição das contas, o que poderia deixar o pedetista inelegível por 8 anos. Ico precisa que pelo menos 6 dos 17 vereadores votem contra o parecer do TCE para escapar dessa punição.
Foi emocionante a homenagem prestada pela Câmara de Vereadores à conhecida D. Ester Lia Dias Zeferino. Aos 72 anos, recebeu um merecido Voto de Congratulações, por iniciativa da vereadora Eva Coelho, por sua história de vida. Desde muito cedo batalhou como doméstica para prover o sustento de sua família e criou nada menos que 23 filhos, “sem nunca se deixar abater pelas adversidades da vida”.
Sem máscara
Três anos depois do início da pandemia de Coronavírus, o hospital Santa Casa de Misericórdia deixou de exigir, nessa semana, a utilização do uso de máscaras na área administrativa do complexo. A decisão se deu acompanhando medida semelhante adotada na grande maioria dos hospitais do Rio Grande do Sul, contudo, segundo a diretora Leda Marisa dos Santos, a medida poderá ser revista a qualquer tempo, dependendo da evolução dos casos.
Sem visitas
Apesar de flexibilizar o uso de máscaras na área administrativa, a Santa Casa mantém a exigência nos espaços de internação e atendimento médico, como no interior do Pronto Socorro. O hospital também mantém, por enquanto, os protocolos de controle referente à visitação aos pacientes internados. A troca de acompanhantes também continua limitada aos horários pré-estabelecidos e aos nomes informados no momento na internação.
Novo horário
A agência local da Fgtas/Sine ampliou seu horário de atendimento ao público, agora funcionando em dois turnos, das 8 horas ao meio dia e, à tarde, das 13 h às 17h. Para esta semana, o SINE está oferecendo várias vagas
para: carpinteiro, atendente de lanchonete, atendente de loja, capataz (pode ser casal), chefe de setor (líder de recepção), operador de caixa, servente e pedreiro, operador de empilhadeira e técnico de informática. As vagas exigem experiência e são válidas até dia 5 ou até serem preenchidas.
O vereador Lídio “Melado” Mendes voltou entusiasmado de recente agenda na Capital gaúcha, quando gestionou junto ao Governo do Estado uma atenção maior ao processo de regularização da situação da Escola Prof Pedro Comas, localizada em Pampeiro. Destacando o apoio que recebeu, junto com o vereador Cleber Custódio, do líder do Governo, deputado Frederico Antunes, no encaminhamento da demanda, Melado já recebeu uma resposta positiva, através da 19ª CRE: o processo já está em fase final e a abertura
das turmas deve ocorrer até o dia 15. O Deputado adiantou que buscará junto à secretaria Raquel Teixeira a agilização do processo