sex, 18 de abril de 2025

Variedades Digital | 12 e 13.04.25

Aluno acusado de racismo pede transferência de escola

Informação foi confirmada pela 19ª Coordenadoria Regional de Educação
Instituto Liberato Salzano Vieira da Cunha Foto: Arquivo AP

A família do aluno acusado de racismo, nesta quinta-feira (23), no Instituto Liberato Salzano Vieira da Cunha solicitou transferência da escola. A informação foi confirmada pela 19ª Coordenadoria Regional de Educação, no final da tarde.

O jovem se envolveu em uma briga no educandário pela manhã, após foi conduzido pela Brigada Militar para a Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA), onde foram registrados dois boletins de ocorrência relatando o caso. Em um dos documentos, o fato registrado como injuria discriminatória pelo aluno ter chamado o colega de “negro”.

Depois da repercussão que o caso tomou na cidade, durante à tarde, a família decidiu por realizar a matrícula do adolescente em outra instituição de ensino. Os outros jovens envolvidos no caso foram suspensos até a semana que vem.

Em nota, o Instituto Liberato Salzano afirmou que tomou as devidas providências por não compactuar com violência e racismo. Diz também que alguns fatos “encaminharam-se para uma dimensão exagerada”. A escola cancelou as aulas desta sexta-feira (24) nos três turnos.