Na ultima sexta-feira (10), o Movimento de Mulheres Negras Santanense entregou o troféu Rosa Maria Freitas Santiago à mulheres negras em destaque na fronteira.
Com um coquetel, dez mulheres que atuam em diferentes áreas no município de Sant’Ana do Livramento receberam a homenagem que leva o nome da fundadora do Movimento. De acordo com a atual coordenadora, Claudia Mendes, essa homenagem vem sendo pensada há muito anos.
“Esta será a primeira edição deste troféu que leva o nome de uma das fundadoras do Movimento. Tem por objetivo homenagear Mulheres Negras que se destacam em nossa comunidade. Claro que existem muitas mais em várias áreas, mas não conseguimos agraciar todas de uma vez”, destacou Claudia.
As coordenadoras do Movimento, Nadia Eleite Pina Vaz e Isabel Silva, salientaram a importância do evento para o município e de reconhecer o trabalho que vem sendo desenvolvido há anos pelas homenageadas.
“Todas tem seu valor e seu lugar, cada uma trabalha em um lado em Livramento, não só dentro do movimento. São 10 mulheres trabalhadoras e guerreiras que são a nossa base. A mulher negra tem um trabalho a mais sempre. A casa da negritude está cheia de mulheres empoderadas”, destacou Isabel.
A entrega dos troféus foi feita pela Mais Bela Negra 2022, Maria Paula Machado.
Acompanhe na integra as entrevistas e a entrega da homenagem às mulheres.