A terça-feira (14), em Sant’Ana do Livramento, foi marcada por incêndios em vegetações que mobilizaram guarnições plantonistas do Corpo de Bombeiros Militar (CBM) no município. Em pelo menos dois deles, a causa foi atribuída ao descarte irregular de lixo em terrenos baldios.
Na rua Padre Antônio Capilheira, localizada no bairro Jardins, militares do CBM combateram o fogo que estava consumindo a vegetação do local. O Jornal A Plateia mostrou, com exclusividade, uma grande quantidade de lixo descartado de forma indevida no terreno. Garrafas de vidro, plástico, papel, colchões e até uma impressora foram encontrados em meio às chamas, que só foram controladas no início da noite.

À noite, também, um incêndio consumiu a vegetação de um terreno na esquina entre a avenida Francisco Reverbel de Araújo Góes e a rua Valdomiro Bassedas, no Armour. No local, que fica próximo de residências e de uma escola, foram encontrados diversos materiais orgânicos, como galhos e folhas secas descartados. Unidas à vegetação alta no terreno, que não está sendo ocupado, o fogo se espalhou rapidamente e, devido a rápida ação dos Bombeiros, foi controlado antes que atingisse as edificações próximas.
BOMBEIROS FAZEM ALERTA À POPULAÇÃO
Por estas razões, autoridades alertam para a importância de se manter terrenos não ocupados com pasto aparado, além da necessidade de conscientizar a população para o descarte de lixo em locais apropriados, como é o caso dos eletrônicos, que contam com postos de coleta em diferentes locais da cidade, além das campanhas organizadas pela Secretaria Municipais de Serviços Urbanos, os chamados Drive thru’s, que recolhem os equipamentos e orientam a população sobre a destinação correta destes materiais.
Além disso, incêndios foram registrados em outros pontos da cidade ao longo dessa terça-feira. Em nenhum dos atendimentos feito pelo Corpo de Bombeiros foram registrados feridos.