Os mercados com sinais mistos às 6h15 em Brasília: S&P500 +0.49%, Dow Jones +0.22%, Nasdaq +0.74%. Já a Europa passa por um ajuste: Stoxx 600 caía 2%, as ações de bancos liderando as baixas com queda de 4,25%, seguidas por seguros e serviços financeiros.
🇧🇷 À ESPERA DO ARCABOUÇO- No Brasil, o grande destaque será a divulgação do novo arcabouço fiscal, a ser anunciado pelo Ministério da Fazenda.
⚠️ O BANCO DO VALE DO SILÍCIO: O mercado se animou hoje cedo depois que os reguladores anunciaram um plano para todos os clientes do Silicon Valley Bank: todos os depositantes terão acesso ao seu dinheiro a partir de segunda-feira, de acordo com um comunicado conjunto do Departamento do Tesouro, Federal Reserve e FDIC.
⚠️ O QUE ROLOU COM O SVB? A instituição, conhecida por financiar startups, divulgou prejuízo de US$ 2 bilhões e dificuldades de se capitalizar, o que gerou forte corrida por saques de seus clientes. Com isso, o governo dos EUA fechou o banco e assumiu a garantia pelos seus depósitos bancários
🇬🇧 CNBC – HSBC ADQUIRE SILICON VALLEY BANK UK: O Banco da Inglaterra disse que a ação foi tomada “para estabilizar o SVBUK, garantindo a continuidade dos serviços bancários, minimizando a interrupção do setor de tecnologia do Reino Unido e apoiando a confiança no sistema financeiro”. O HSBC disse que comprará o SVBUK por £ 1.
CNBC – GOLDMAN SACHS NÃO VÊ MAIS MOTIVOS PARA O FED SUBIR AS JUROS EM MARÇO.
“À luz do estresse no sistema bancário, não esperamos mais que o FOMC apresente uma alta de juros em sua próxima reunião em 22 de março”, disse o Goldman Sachs em nota. Eles acrescentaram que ainda esperam ver aumentos de 25 pontos-base em maio, junho e julho, reiterando sua expectativa de taxa terminal de 5,25% a 5,5%.