O novo chefe da Polícia Civil do Rio Grande do Sul, delegado Fernando Antônio Sodré, afirmou que está trabalhando para instalar uma Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco) em Sant’Ana do Livramento. A afirmação foi feita em entrevista exclusiva ao programa Conversa de Fim de Tarde, da RCC FM nesta segunda-feira (06).
Atualmente, o município conta com apenas uma delegacia, comandada pela delegada Giovana Müller, que trata de todos os casos da cidade: desde os mais simples aos complexos. “Desde que eu assumi, nós estamos com duas diretrizes fundamentais: a primeira delas deixar nossos departamento operacionais mais próximo do interior; e a segunda é a instalação de novas Dracos, entre elas a de Livramento”, afirmou Sodré.
De acordo com o chefe de Polícia, o delegado regional, Laurence Teixeira está cuidando pessoalmente desse trabalho. “Nós estamos trabalhando para viabilizar um espaço. Estamos vendo a possibilidade da lotação de mais policiais para atender essa demanda, entre os que estão saindo da academia de polícia. Estamos analisando todos os departamentos, mas em seguida nós vamos poder anunciar alguma coisa neste sentido”, confirmou.
ATUAÇÃO CRIMINOSA NA FRONTEIRA
O número de casos de alta complexidade, incluindo casos de homicídios seguidos em Sant’Ana do Livramento também estão chamando a atenção da Chefia de Polícia. “O interior está no nosso radar de prioridade e com essa preocupação da migração de grupos criminosos para o interior do Estado. É importante a gente manter a atenção e preparar a estrutura da Polícia Civil para enfrentar essa criminalidade que, me parece que, inevitavelmente, vai caminhar em algum momento para o interior e temos que estar com as estruturas preparadas para quando eles chegarem não conseguirem se instalar, o que já ocorre em algumas regiões mais populosas do Estado”.