🟢 Os mercados estão em alta às 6h50 em Brasília: S&P500 +0.52%, Dow Jones +0.43%, Nasdaq +0.65% e a Europa (STOXX600) sobe +1.10%.
TEMA DA SEMANA: Qual vai ser a postura do presidente Luiz Inácio Lula da Silva na discussão sobre a reoneração dos combustíveis?
1. Lauro Jardim – O risco de uma ‘meia derrota’ para Haddad
Dentro do PT, é dado como certo que, na reunião de hoje entre Lula, Fernando Haddad, Rui Costa e Jean Paul Prates para decidir se o governo mantém ou revoga a isenção de impostos federais sobre combustíveis, a solução será uma reoneração parcial. Ou seja, o governo editaria uma Medida Provisória válida a partir de quarta-feira, determinando a volta de metade dos impostos; o restante retornaria daqui a dois meses. Nesse prazo, o novo presidente da Petrobras espera já ter condições de alterar a política de preços da estatal, baseada na paridade internacional dos preços do petróleo. http://glo.bo/3xU6W87
Durante o final de semana, várias matérias trataram do tema:
O GLOBO (sábado) – Gasolina: governo avalia prorrogar desoneração de impostos federais por dois meses.
Outra saída em análise seria subir tributos de forma gradual; redução vale até terça-feira. Petrobras terá novo Conselho de Administração em abril, o que permite mudar política de preços.
http://glo.bo/3ktSpNp
ESTADÃO (domingo) – PT ataca propostas de Haddad para os combustíveis, Lula silencia e ministro pode sofrer 3ª derrota.
Titular da Fazenda defende reoneração da gasolina e álcool, ideia combatida pelo partido; decisão, que será arbitrada por Lula até terça-feira, vai medir força do chefe da economia.
https://bit.ly/3IZcy7K
FOLHA (hoje) – Haddad sofre pressão de aliados do governo por receio de piora na economia.
Lula se reúne nesta 2ª com ministro da Fazenda e presidente da Petrobras em meio a divergências sobre tributação de combustíveis.
https://bit.ly/41uJVpT