O senador Luis Carlos Heinze – PP/RS – realizou nesta sexta-feira, 10, uma videoconferência com especialistas, produtores rurais, técnicos do Sicredi Centro Serra e Centro Leste para debater projetos que possam ampliar a capacidade de irrigação do Rio Grande do Sul – RS, considerando o armazenamento de água acumulada. A proposta do parlamentar é realizar reuniões com representantes de todas as regiões.
Heinze que defende medidas permanentes, e já dialogou com o governo, alega que a construção com técnicos e produtores é fundamental. “O estado sozinho não conseguirá resolver o problema, é preciso conversar com quem produz e com quem conhece a situação local. Acredito que juntos podemos apresentar propostas viáveis do ponto técnico e econômico. Enquanto, parlamentar, produtor e agrônomo estou fazendo a minha parte para que tenhamos uma solução mais permanente”, ressalta Heinze.
O encontro virtual contou com a presença do engenheiro Rogério Porto, que destacou a importância do inventário das bacias hidrográficas do RS – já produzido – e a necessidade de ser elaborada uma política robusta. Ao da reunião foram estudadas as bacias do Rios do Vale do Rio Pardo, Botucaraí, Jacuí e Soturno, com o objetivo de expandir algumas iniciativas para as demais regiões.
Heinze alega que não falta água no RS, mas que há falhas no armazenamento. “Não podemos continuar ano, após ano tratando os impactos, precisamos de projetos que nos ajude a prevenir o problema”, concluiu.
O encontro contou com a participação da Campal, Cooperagudo, Dickow Alimentos, além de agrônomos do Instituto Rio Grandense do Arroz – IRGA.
Secretaria de Desenvolvimento Econômico apresenta balanço de suas ações em 2024
Invest RS, Junta Comercial do RS, Badesul e BRDE também participaram do evento