sex, 18 de abril de 2025

Variedades Digital | 12 e 13.04.25

Vereadora em exercício, Márcia da Rosa pede cumprimento de horários de ônibus

Legisladora apresentou ao Prefeito em Exercício demanda de usuários prejudicados pela demora no restabelecimento dos horários de linhas
Foto: Cedida

A vereadora, em exercício, Márcia da Rosa (Progressistas) esteve reunida na manhã dessa terça-feira (07), com o prefeito em exercício, Evandro Gutebier (Republicanos), e com o secretário municipal de Trânsito, Transportes e Mobilidade Urbana, Márcio Goulart, onde apresentou uma série de demandas encaminhadas pela comunidade, em especial relacionadas com o serviço de transporte coletivo em Livramento. A pauta da reunião, que contou ainda com a presença do presidente da Câmara de Vereadores, Maurício Galo Del Fabro (Progressistas), foi a atual situação do serviço de transporte coletivo no município.

A vereadora Márcia solicitou a Gutebier e ao Secretário Márcio Goulart uma atenção especial para o problema que vem sendo enfrentado por grande número de usuários do transporte coletivo, principalmente trabalhadores e estudantes residentes nos bairros Armour, Wilson e São Paulo, devido à demora na retomada dos horários normais de circulação dos ônibus, que foram alterados durando o período da pandemia de Coronavírus. Segundo Márcia da Rosa, pela manhã, o antigo horário para início da circulação dos ônibus, às 5h20min, foi alterado para 5h40min, razão pela qual vários usuários acabam chegando com atraso em seus locais de trabalho.

Da mesma forma, os horários da chamada “última volta” das principais linhas, que foi reduzido para 21 horas durante a pandemia, se mostra insuficiente para atender a demanda de trabalhadores, alguns dos quais saem de seus trabalhos depois desse horário. “As pessoas não estão tendo inclusive direito a programas de lazer, de passeio, para estudar, de frequentar um culto em sua congregação, enfim, porque não terão ônibus para retornar a suas casas”, alertou.

O Prefeito em Exercício e o secretário Márcio Goulart lembraram que está em elaboração o novo Plano Municipal de Mobilidade Urbana, que deverá contemplar melhorias no serviço de transporte coletivo. Da mesma forma, adiantaram à Vereadora que será mantido contato com as empresas com o objetivo de agilizar a volta da escala de horários dos ônibus, principalmente no sentido de antecipar o início da circulação diária dos carros, além de estender pelo menos até às 23h a circulação no horário da noite e, igualmente, retomar o funcionamento dos veículos nos feriados e fins de semana.