seg, 30 de dezembro de 2024

Variedades Digital | 27 e 28.12.24

Casa de Cultura de Rivera exibirá documentário “Sotaques de Fronteira”

O músico santanense Fabiano Torres estará apresentando ao público no próximo dia 10 de fevereiro na Casa de Cultura de Rivera que fica localizada na Avenida Presidente Vieira com Sarandi, o documentário “Sotaques de Fronteira” dirigido pelo também santanense Leonardo Gadea.

O audiovisual destaca 7 canções autorais de Fabiano Torres, em ambientes rurais e urbanos entre Sant’ana do Livramento e Rivera (BR/UY). Fabiano Torres é santanense, acordeonista, arranjador e compositor atuante na cena musical do sul do Brasil.

Em Maio de 2021, gravou o documentário “Sotaques de Fronteira” que foi selecionado no Festival Internacional de Cinema ClapperBoard Golden e Festival Corvo de Gesso de Jacareí (SP), ambos em 2022. A primeira exibição pública do curta metragem acontece no dia 10 de Fevereiro de 2023 na Casa de La Cultura Viera e Sarandi, em Rivera (UY), haverá ainda um bate-papo e Fabiano executará ao vivo algumas de suas canções. Fabiano é reconhecido pelo capricho com a música que faz, ao reproduzir uma música regional que conversa com o contemporâneo e que traz os balanços e sotaques de todos lugares que ele já circulou abraçado na sua cordeona de botão.

O Documentário “Sotaques de Fronteira” surge da necessidade de celebrar a pluralidade fronteiriça, através da música de Fabiano Torres, um instrumentista santanense, que se comunica com sotaques e sons diversos, sua musicalidade dialoga com o portunhol, com o regional e com o contemporâneo; quando apontamos os microfones e câmeras tudo soou espontâneo, com balanço e capricho conforme é a atmosfera da música deste jovem e entusiasmado compositor e arranjador da música regional do sul do Brasil.

“Negrinho”: Mãe afirma que menino de 8 anos foi vítima de racismo em padaria local

Na manhã deste sábado (28), um caso de injúria racial envolvendo uma criança de 8 anos gerou repercussão em Sant’Ana do Livramento. Patrícia Cavalheiro, mãe do menino, relatou em suas redes sociais que seu filho foi chamado de “negrinho” por uma pessoa dentro de uma padaria próxima ao bairro onde moram. Segundo Patrícia, o menino foi ao estabelecimento para comprar

Homem agride idoso no Parque Internacional

Indivíduo com Múltiplos Antecedentes Criminais Agride Idoso nas Proximidades do Parque Internacional e é Contido pela População em Livramento