qua, 2 de abril de 2025

Variedades Digital | 29 e 30.03.25

Recebendo salário, vereador viaja há um mês no Pará

De acordo com sua assessoria, Rafael de Castro está visitando a família
Vereador Rafael de Castro (Foto: Samuel Arruda/AP

O vereador Rafael de Castro (PSB) está há um mês no estado do Pará, na região Norte do Brasil. Mesmo não estando no município para o qual foi eleito para representar, o parlamentar continua recebendo seu salário.

Desde que foi viajar, Rafael deixou de participar de duas votações consideradas importantes do Legislativo Municipal: a primeira, foi a eleição da mesa diretora da Casa, que ocorreu no dia 21 de dezembro de 2022; e a segunda, foi a do Refis Municipal da Secretaria da Fazenda.

No dia 23 de dezembro do ano passado, a assessoria do vereador Rafael informou ao Jornal A Plateia que o motivo dele não participar da eleição da mesa diretora foi por ter marcado uma viagem para visitar sua família e a compra das passagens ter sido feita com grande antecedência. “Como foi a esposa do vereador que adquiriu as passagens, não observou a data, o que não daria tempo de participar da sessão e viajar até Porto Alegre para pegar o voo com destino ao Pará. Importante destacar que ele não vai à sua cidade há mais de três anos”, disse a assessoria em mensagem de texto.

Ainda em 2022, Rafael deveria estar na sessão da Comissão Representativa, no dia 28 de dezembro, o que não aconteceu. No entanto, deixou protocolado na Câmara um documento em que o seu colega de partido, o vereador Gilbert Gisler Xepa (PSB), ficou como responsável por representá-lo. Já nas sessões de 2023, Rafael não está na Representativa, não tendo obrigatoriedade de estar no plenário. Porém, no dia 13 de janeiro teve sessão extraordinária, Rafael deveria estar e não compareceu.

Na oportunidade foram debatidos e votados: o Refis Municipal, o projeto que previa a venda de imóveis do Sisprem, o projeto de Educação no Trânsito, além de aberturas de créditos especiais.

Procurada, a assessoria do parlamentar informou que ele deve retornar para a cidade na semana que vem. O recesso parlamentar encerra no dia 02 de fevereiro.

Deputado Afonso Hamm apresenta projeto para garantir o funcionamento das Usina Termelétrica de Candiota e Transição Energética Justa

Um novo projeto de lei (PL) 1371/2015, de autoria do deputado federal Afonso Hamm, foi apresentado nesta semana na Câmara dos Deputados. A proposta altera a Lei nº 10.848/2004, visando assegurar a Transição Energética Justa e a sobrevivência socioeconômica das regiões carboníferas do Sul do Brasil, além de fortalecer a segurança energética do setor elétrico brasileiro (SEB). O PL 1371/1025

📌 Café do Instituto Unimed/RS

Participe do Café do Instituto Unimed/RS. O evento contará com Vitelio Brustolin, pesquisador de Harvard e professor de Relações Internacionais da UFF. Colaborador para análises geopolíticas na CNN, Globo, Record e outros. Não perca! 📆 Dia: 24 de abril. ⏰ Horário: 19h. 📍 Local: Casa da Memória Unimed Federação/RS, Rua Santa Terezinha, 263, Porto Alegre. 🔗 Formato: presencial 📧 Inscrição via link: