Ana Paula Safons conseguiu resgatar o animal e leva-lo para a emergência veterinária
Na noite desta segunda-feira (16), mais um episódio envolvendo maus tratos aos animais em Sant’Ana do Livramento foi contabilizado. Desta vez, um cão com sinais de degola foi encontrado e resgatado em via pública. O fato aconteceu por das 20h50, quando a psicóloga Ana Paula Safons encontrou o cão na frente do seu consultório, localizado na avenida Tamandaré entre a avenida 24 de Maio e a rua Dr Fialho.
“Eu estava no consultório com a minha filha conversando com ela. Nós temos, no caso eu e a minha mãe, o costume de colocar comida e ração para eles. Então muitos cachorros vêm comer ali. E apareceu esse cãozinho na frente do consultório, a porta estava aberta somente com a grade. Eu sai para fazer um carinho e brincar com ele. Quando toquei nele vi que tinha algo estranho, parecia uma corda muito apertada em volta do pescoço. Foi quando eu abri o pelo para ver, e ele estava com o pescoço todo aberto. Foi horroroso”, lembra.
Ana Paula conta que chamou a sua mãe e pediu ajuda de uma vizinha para prestar socorro ao animal. “Minha mãe desceu e deu um pouco de comida para ele. Daí eu fui na casa da Marta, que é uma professora amiga nossa, que ama os bichinhos e expliquei a situação”.
Após procurar a amiga, Ana Paula explica que acionou uma médica veterinária. “Liguei para a Cíntia, que é a veterinária da Clinicão. Disse para ela ‘pelo amor de Deus, me atende agora, tô levando um cachorro aí’. Na hora coloquei ele no carro e ele ficou quietinho porque sabia que estava sendo resgatado”.
Ao chegar na clínica, o cão foi atendido e, segundo a médica veterinária que examinou ele, as marcas profundas no pescoço do animal dão conta de estrangulamento por corda. “Ela acredita que foi colocada uma corda extremamente apertada com a intenção de degolar mesmo, por ruindade. Para estar daquele estado, para matar ele aos poucos, pelas marcas, já fazia bastante tempo”, conta.
Ana Paula ainda pede ajuda para cuidar do cão que está em tratamento. “A gente colocou o nome dele Cleitinho, até por sugestão da minha filha. Estamos pedindo ajuda de qualquer contribuição para quem quiser ajudar ele, com remédios ou até dinheiro. É só ir lá na Clinicão e perguntar pelo cãozinho resgatado pela Ana Paula”.