sex, 4 de abril de 2025

Variedades Digital | 05 e 06.04.25

Delegada detalha investigação sobre morte de cães por envenenamento

Caso aconteceu no fim de semana e mobilizou a comunidade de Sant’Ana do Livramento
Delegada Giovana Müller (Foto: Marcelo Pinto/AP)

A delegada Giovana Müller, responsável pela Delegacia de Sant’Ana do Livramento afirmou, na manhã desta terça-feira (17), que determinou o registro de uma ocorrência e o início das investigações sobre o caso dos cães mortos por envenenamento, no centro de Sant’Ana do Livramento, ocorridos no último fim de semana.

Segundo a delegada, a investigação já apurou que os animais não ficaram apenas na Andradas, no dia da morte. “Provavelmente o local onde houve o envenenamento foi no Parque Internacional porque as imagens mostram os dois indo, um deles voltando e já passando mal, mas nós não temos como afirmar que o envenenamento aconteceu ali. É uma situação bastante delicada e complexa porque a gente não pode afirmar que uma pessoa que alimentou o cão é a mesma pessoa que pode tê-lo envenenado”, disse Giovana.

Giovana afirma que como não houve o imediato registro de ocorrência, não foi realizado um laudo de um médico veterinário que pudesse robustecer o caso. “O que isso implicou: não foi feita uma perícia no animal; nós não temos quem faria essa perícia, ainda mais se tratando de final de semana; quando é durante a semana a gente sabe que tem médicos veterinários, inclusive da prefeitura, um deles recentemente se colocou à disposição”, afirmou.

DESABAFO

Ao final da manifestação da Delegada, Giovana fez um desabafo à comunidade: “Eu sei que é difícil a gente simplesmente dizer que estamos trabalhando, mas nós temos uma delegacia em Sant’Ana do Livramento e os fatos mais graves ou que geram repercussão ou que geram vulneráveis, são tratados com devida diligência que o nosso trabalho e cargo requer. Eu não posso simplesmente dizer para a população que confie no trabalho, mas a gente sabe que a dá o andamento, que dá a devida atenção dentro das demandas que tem. Em relação a esse caso e qualquer outro envolvendo os animais, tem o mesmo atendimento e a mesma preocupação que os outros casos que nós temos. Nós temos inúmeros casos de homicídios que ocorreram no final do ano que estão sendo trabalhados; casos de tráfico; casos de estupro; casos de roubo. A demanda realmente é muito grande. Eu gostaria de deixar registrado que nós não estamos aqui também esperando pela imprensa para a gente fazer alguma coisa”, frisou.

REPERCUSSÃO

Desde o fim de semana, a comunidade de Sant’Ana do Livramento vem se manifestando sobre os casos de envenenamentos. Confira a entrevista completa da delegada CLICANDO AQUI.

 

Liberdade Ameaçada, de Rodrigo Lorenzoni, tem concorrida sessão de autógrafos em Porto Alegre

O lançamento do livro Liberdade Ameaçada na noite de quinta-feira (03) pode ter sido o segundo mais concorrido já realizado na Livraria Santos do Pontal Shopping. A venda de exemplares superou as expectativas e a sessão de autógrafos durou cerca de três horas. Participaram do evento, além do organizador do livro, Rodrigo Lorenzoni, quatro dos doze autores de capítulos: Marco