A Polícia Civil iniciou, na manhã desta segunda-feira (16), a investigação sobre a morte por envenenamento de cães em Sant’Ana do Livramento. “Determinei o registro e diligências de praxe”, afirmou a delegada Giovana Muller.
A delegada explicou que ainda não havia sido realizado o registro de ocorrência sobre o caso na DP, mas após realização do Boletim, a autoria e materialidade serão apuradas.
Nesse fim de semana, dois cães foram envenenados no centro da cidade: a Gorda e o Pirata. Eles eram animais comunitários que recebiam cuidados dos empresários da Rua do Andradas.
Já na tarde deste domingo (15) centenas de santanenses foram as ruas pedindo um basta nas mortes por envenenamento de cães no município. Segundo informações dos organizadores da caminhada em prol dos animais, nos últimos 44 dias, 40 cães foram mortos envenenados em Sant’Ana do Livramento. O dado é extraoficial, mas há relatos de vários bairros que já registaram a ocorrência deste tipo de crime.
Com muitos cartazes e acompanhados dos seus cães, os manifestantes se reuniram na Praça General Osório e saíram em caminhada da frente da prefeitura por volta das 17 horas pela sua Rivadavia Correa, se deslocando até a Loja Augusto Modas, na Rua dos Andradas, onde os cães Gorda e Pirata costumavam ser alimentos e cuidados pelos empresários e pela população em geral.