O Partido Democrático Trabalhista (PDT) indicou a vereadora Eva Coelho para ser líder da bancada na Câmara, no ano de 2023. Em um requerimento encaminhado ao presidente do Legislativo, vereador Maurício Del Fabro (Progressistas), os demais parlamentares do PDT: Cleber Custódio, Enrique Civeira e Maria Helena afirmam que Eva foi eleita para assumir o cargo.
De acordo com o Regimento Interno da Casa Legislativa, os vereadores eleitos em cada legislatura “constituir-se-ao por bancadas” e determina que cada bancada escolherá um Líder e um Vice-Líder, indicando-os à Mesa Diretora.
O Líder de Bancada, pode, por exemplo, a qualquer momento da sessão, exceto durante a Ordem do Dia e
o Grande Expediente, usar da palavra por cinco minutos, sem apartes, para comunicação urgente e de excepcional importância.
Na ausência do Líder, poderá usar o espaço da comunicação de liderança apenas o Vice-Líder ou qualquer vereador de sua bancada por ele indicado. Também é facultado ao Líder de Bancada solicitar a retirada do Plenário de seus liderados, quando achar necessário para reunião de interesse partidário.