Na tarde deste domingo (15), centenas de pessoas foram às ruas pedindo um basta para a morte por envenenamento de cães em Sant’Ana do Livramento. Segundo informações dos organizadores da caminhada em prol dos animais, nos últimos 44 dias 40 cães foram mortos envenenados no município. O dado é extraoficial, mas há relatos de vários bairros que já registraram a ocorrência deste tipo de crime.
No sábado (14), mais dois cães comunitários, adotados por empresários da rua Dos Andradas foram mortos gerando grande revolta na população pelas redes sociais, o que acabou ocasionando na organização da caminhada.
Com muitos cartazes e acompanhados dos seus cães, os manifestantes se reuniram na Praça General Osório e saíram em caminhada da frente da Prefeitura por volta das 17 horas. Pela rua Rivadávia Correa, foram até a Loja Augusto Modas, na rua dos Andradas onde os cães Gorda e Pirata costumavam ser alimentos e cuidados pelos empresários e pela população em geral.
No local, o grupo colocou cartazes e protestou solicitando as autoridades as imagens das câmeras de segurança e a investigação sobre os fatos para que os responsáveis sejam punidos. Na sequência, os manifestantes se deslocaram até o Fórum do município. No local, o grupo gritou palavras de ordem, fixou os cartazes nas grades do órgão e encerrou o ato com a oração do Pai Nosso. Segundo os organizadores do evento, se uma atitude não for tomada rapidamente, mais ações como a deste domingo serão realizadas.