Nessa semana, o Jornal A Plateia flagrou santanenses utilizando o Lago Batuva para banho, o que não é recomendado pelas autoridades da Defesa Civil e Corpo de Bombeiros de Sant’Ana do Livramento. Eles alegam que, devido a profundidade do local e ausência de salva-vidas, a área tornou-se imprópria para banho, lazer e esportes aquáticos, como indica uma placa posta às margens do lago no último dia 6. Segundo o coordenador da Defesa Civil em Sant’Ana do Livramento, Ademir Pacheco, o objetivo da sinalização é “conscientizar a população sobre os perigos do lago”. O Batuva possui, em seu histórico, diversos registros de afogamento, inclusive com vítimas fatais, o que preocupa as autoridades. Caso as ações de conscientização não surtam o efeito esperado, estuda-se interditar o espaço, o que já ocorreu entre os anos de 2015 e 2016. Mesmo assim, santanenses buscam no Batuva uma solução para o calor intenso e a ausência de espaços públicos adequados para banho. “Já que não temos piscina em casa, temos que vir pra cá fugir do calor. É o que se tem”, alegou um banhista.
QUINZE PESSOAS MORREM POR DIA VÍTIMAS DE AFOGAMENTO NO BRASIL
Segundo um levantamento realizado pela Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático (Sobrasa), mais de 5.800 pessoas morreram em 2022 vítimas de afogamento em todo o Brasil. Seja em praias, piscinas, rios ou lagos, o que representa uma média de 15 vítimas a cada 24 horas. Autoridades do Corpo de Bombeiros do Rio Grande do Sul (RS) divulgaram uma cartilha com recomendações para casos de afogamentos
O QUE FAZER EM CASOS DE AFOGAMENTO
Assim que vir um afogamento, evite entrar na água. É preciso ter noção de como fazer esse tipo de salvamento, do contrário, a reação de desespero da vítima ou a falta de preparo de quem tenta ajudar pode ocasionar o afogamento de ambos; Arremesse para a vítima algum objeto flutuante, como tampa de caixa térmica, boias, bolas e outros; Peça ajuda a um profissional bombeiro ou guarda-vidas mais próximo. Se não houver, ligue para o número 193 imediatamente informando o afogamento; Aguarde a chegada dos profissionais de salvamento.