qua, 2 de abril de 2025

Variedades Digital | 29 e 30.03.25

Prefeitura volta a alertar sobre perigos no Batuva

Nessa sexta-feira, a Defesa Civil colocou novas placas no Lago
(Foto: Marcelo Pinto/AP)

A Prefeitura de Sant’Ana do Livramento, através da Defesa Civil, colocou novas placas de sinalização no Lago Batuva nessa sexta-feira (06). Desta vez, a recomendação para a comunidade é para não usar o local para a prática de natação, enfatizando que o Batuva é uma “área imprópria para banho”.  O novo material ainda destaca que o Batuva também é uma “área não protegida” e que em caso de emergência os cidadãos devem acionar o Corpo de Bombeiros, através do 193. De acordo com o coordenador da Defesa Civil, Ademir Pacheco, o Corpo de Bombeiros encaminhou para o gabinete da prefeita um documento que contém um modelo de placa a ser colocado  no Batuva, com a proibição de nadar no local, “visto não ter salva-vidas”, explicou Ademir. “A gente está solicitando que as pessoas sejam conscientes de que não têm salva-vidas. Que é um local com uma profundidade enorme […] e o objetivo dessas placas é para conscientizar a nossa população”, relatou.

RELEMBRE

No dia 09 de novembro de 2015, O Departamento de Meio Ambiente (Dema) interditou o Lago Batuva, com base em orientação
do Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama). De acordo com o Executivo, na época chefiado pelo ex-prefeito Glauber Lima (PT), a decisão foi tomada tendo em vista o estudo da balneabilidade da água que concluiu que o Lago estava impróprio para banho devido aos valores elevados de coliformes fecais que não oferecem qualidade sanitária e higiênica para a água. Os técnicos do Departamento Municipal de Meio Ambiente (Dema) expuseram os relatórios preliminares da análise da água. Desde então, nenhum governo solucionou o problema e o Lago continua sendo impróprio para banho. Com relação a taipa, em 2019, além de pequenas rachaduras na parte superior também foi encontrada uma infiltração na base da estrutura, motivo esse que acendeu um alerta para as autoridades.

Deputado Afonso Hamm apresenta projeto para garantir o funcionamento das Usina Termelétrica de Candiota e Transição Energética Justa

Um novo projeto de lei (PL) 1371/2015, de autoria do deputado federal Afonso Hamm, foi apresentado nesta semana na Câmara dos Deputados. A proposta altera a Lei nº 10.848/2004, visando assegurar a Transição Energética Justa e a sobrevivência socioeconômica das regiões carboníferas do Sul do Brasil, além de fortalecer a segurança energética do setor elétrico brasileiro (SEB). O PL 1371/1025

📌 Café do Instituto Unimed/RS

Participe do Café do Instituto Unimed/RS. O evento contará com Vitelio Brustolin, pesquisador de Harvard e professor de Relações Internacionais da UFF. Colaborador para análises geopolíticas na CNN, Globo, Record e outros. Não perca! 📆 Dia: 24 de abril. ⏰ Horário: 19h. 📍 Local: Casa da Memória Unimed Federação/RS, Rua Santa Terezinha, 263, Porto Alegre. 🔗 Formato: presencial 📧 Inscrição via link: