As ações asiáticas encerraram a sexta-feira em alta (exceção ao índice Hang Seng em Hong Kong), na mesma direção dos futuros em Wall Street, antes da divulgação dos dados de empregos nos EUA e da inflação na zona do euro, que ajudarão a traçar o caminho para o aperto monetário de suas respectivas autoridades monetárias.
Os rendimentos da dívida americana de 10 anos recuaram ligeiramente após o primeiro ganho da semana nesta quinta-feira, depois de comentários de autoridades do Fed. O dólar se estabilizou e o iene caiu, depois que o Banco do Japão divulgou novas compras não programadas de títulos para controlar sua curva de rendimento.
O otimismo precede os dados do payroll a serem divulgados nesta sexta-feira: as estimativas apontam para uma diminuição no ritmo de criação de novos empregos, indicando um arrefecimento no mercado de trabalho que, por sua vez, reduziria a necessidade de taxas de juros mais altas. No entanto, os dados sobre o mercado de trabalho dos EUA divulgados nesta quinta-feira, superaram as estimativas e uma queda surpreendente em novos pedidos de auxílio-desemprego mostrou um mercado de trabalho ainda bastante aquecido.
As apostas do mercado para o pico das taxas de juros dos EUA em junho deste ano, subiram acima de 5% após comentários do presidente do Fed de Atlanta, Raphael Bostic, que afirmou que o banco central ainda tem “muito trabalho a fazer” para domar a inflação. O presidente do Fed de St. Louis, James Bullard, que não é mais um membro votante do Comitê Federal de Mercado Aberto, disse que as taxas estão se aproximando de uma zona suficientemente restritiva e que as expectativas de inflação recuaram, oferecendo algum otimismo aos investidores.
Há sinais crescentes de pressão sobre as empresas de tecnologia, com a Samsung Electronics sendo a última delas a relatar uma queda na demanda, resultando em uma queda de 69% em seu lucro operacional. As ações da gigante sul-coreana subiram com a especulação de que o impacto nos lucros levaria a empresa a reduzir seus gastos .
Na Europa, os mercados operam de forma mista, antes dos dados do índice de preços ao consumidor da zona do euro, que também serão divulgados hoje. As previsões de consenso sugerem que a inflação caiu para 9,5% em dezembro em relação ao ano anterior, abaixo dos 10,1% registrados em novembro.
Entre as commodities, o petróleo avança timidamente, depois de uma série de quedas que eliminaram quase 10% do valor do barril.
Por aqui, o Ibovespa encerrou a quinta-feira em alta de 2,19%, aos 107.641,32 pontos, após uma mudança na abordagem e no tom dos discursos em Brasília, incluindo membros da nova equipe econômica. Já o dólar fechou em queda de 1,84%, cotado a R$ 5,3523.
O presidente Lula marcou para esta sexta-feira sua primeira reunião ministerial, onde pretende iniciar a articulação do governo, após divergências públicas entre seus ministros.
A decisão sobre o encontro ministerial foi tomada ainda terça-feira, durante a reunião com o novo ministro da Casa Civil, Rui Costa (PT).
“A reunião é para um alinhamento das ações de governo e alinhamento de procedimentos, garantindo uma ação coordenada e articulada da gestão, garantindo governança transversal. Garantindo método, diretrizes e que haja transversalidade do governo”, disse Costa a jornalistas, antes da cerimônia de posse de Marina Silva no comando do Ministério do Meio Ambiente.