A Polícia Federal informou, por meio de nota, que a emissão de passaportes está suspensa em todo o Brasil, sem previsão de retorno. O motivo, segundo a corporação, é a falta de verba por parte do Ministério da Economia. A PF informou ainda que passaportes de emergência, destinados a pessoas que possuem necessidade comprovada de viagem por necessidade de trabalho, de saúde, para motivo de ajuda ou missão humanitária ou para membros da Administração Pública, seguirão sendo emitidos normalmente.
Em Sant’Ana do Livramento, o período entre a emissão do passaporte após agendamento prévio e o recebimento do documento, que variava entre uma e duas semanas, segue sem previsão de normalização. No entanto, o agendamento, realizado no site da Polícia Federal, bem como a emissão, feita no posto destinado a documentação localizado na rua Silveira Martins, seguem funcionando normalmente.
Segundo o Ministério da Economia, havia uma expectativa por parte da pasta de retomar a emissão dos passaportes no mês de dezembro, porém o crédito suplementar apresentado no fim do mês passado não foi suficiente para atender à demanda. A PF afirma que “há boas expectativas de que o processo seja retomado em breve”. Para emitir um passaporte, é preciso pagar uma taxa de R$ 257,25. No caso do documento de emergência, a taxa sobe para R$ 334,42.
A Qualidade no Atendimento e Produção dos Óculos
Óptica Foco: Um Processo Preciso e Personalizado