Chegaram, nessa semana, dois novos aparelhos para a Santa Casa de Misericórdia de Sant’Ana do Livramento: um tomógrafo e um mamógrafo.
De acordo com a diretora do hospital, Leda Marisa, o trâmite de compra do tomógrafo iniciou-se no dia 23 de dezembro de 2021, sendo entregue um ano depois. Leda atribuiu a conquista como fruto de um esforço importante da prefeita Ana Tarouco (PL) junto ao deputado federal Ubiratan Sanderson (PL). O deputado indicou a emenda no valor de R$ 2,835 milhões para a aquisição do equipamento.
Leda Marisa destacou que o equipamento estará à disposição de todos os pacientes que necessitarem do serviço. O tomógrafo estará dentro do centro de imaginologia do hospital, que tem outras aquisições, como os equipamentos de endoscopia e de mamografia, anunciados pela direção anteriormente.
A tomografia é um exame de imagem não invasivo, que pode ser utilizado como um exame de apoio para os médicos com o objetivo de analisar diferentes partes do corpo: ossos, fígado, cérebro, ovários, rins, pâncreas, pulmões, vias biliares e pleura.
Com isso, é capaz de diagnosticar doenças, como: pneumonia, embolia pulmonar, aneurismas, tumores benignos e malignos, AVC, edemas cerebrais, fraturas, hemorragias e, até mesmo, pequenos nódulos.
MAMÓGRAFO
Já na sexta-feira (23) também chegou o aparelho de mamografia adquirido pelo hospital. O equipamento de quase R$ 800 mil foi comprado com recursos do Programa Avançar RS, do Governo do Rio Grande do Sul.