Documentário curta metragem “Gumersindo Saraiva – A Última Batalha” terá sessão especial de estreia em Santana do Livramento, próximo dia 23, sexta-feira, às 20h30, no CTG Fronteira Aberta, localizado na Avenida Tamandaré, nº 2538.
O curta acompanha uma cavalgada que refaz o até então desconhecido trajeto de 55 quilômetros do Estado-Maior do general Gumersindo Saraiva, levando o corpo de seu comandante entre Carovi, onde recebeu um tiro fatal e o Cemitério dos Capuchinhos, em Itacurubi, onde teve três de seus cinco sepultamentos.
Durante o percurso, a obra resgata a participação do mais famoso general maragato na Revolução de 1893 e sua última batalha: não deixar seu corpo como troféu de guerra da ditadura castilhista, quando teve uma inusitada ajuda. Junto, a visão de grandes cancioneiros do Rio Grande do Sul sobre a revolução e o revolucionário “doble-chapa”.
O documentário foi gravado nos exatos locais históricos onde aconteceram os fatos em Capão do Cipó, Bossoroca e Itacurubi, Região das Missões do RS, e contou com a participação da Confraria dos Cavaleiros da Paz (POA), Piquete Apolinária Cardoso de Souza (Itacurubi), Amigos da Família Fabricio e figurantes de Bossoroca. A direção é de Ricardo Ritzel (que também é autor do livro As Cinco Tumbas de Gumersindo Saraiva), assistência de direção de Rubens Fabricio Anzolin, roteiro de Marcos Fabricio e Ricardo Ritzel, fotografia de Erick Cabrera, Lucas Cardoso e Rodrigo Fortes, narração de Rogério Rocha Lobato e participação especial da atriz santa-mariense Vera Mesquita, como Apolinária Cardoso de Souza.
A obra audiovisual foi lançada, no último dia 30 de novembro, na mostra competitiva do 15º Santa Maria Vídeo Cinema, é um dos selecionados oficiais do conceituado 12º Festival Internacional de Cine de Santa Ana del Guacaras, em Corrientes, Argentina, e também já tem exibições agendadas em Porto Alegre (dia 17), Bossoroca (dia 21) e, no próximo março, em Santiago, Itacurubi, Pelotas, Bagé e Rio Grande.
O CTG Fronteira Aberta está localizado na Avenida Tamandaré, nº 2538, em Santana do Livramento, e o ingresso para assistir o documentário é de um quilo de alimento não perecível. O diretor debate com o público logo após a exibição e também fará uma apresentação de seu livro: “As Cinco Tumbas de Gumersindo Saraiva”, sucesso editorial nas mais diversas feiras do livros entre 2021 e 2022.