Causou repercussão, a reportagem veiculada no Jornal A Plateia do último fim de semana, em que aponta que entre os vereadores que mais gastaram com diárias e combustíveis em 2022 são do Partido Democrático Trabalhista (PDT). Durante o fim de semana, o vereador Enrique Civeira afirmou que este jornal mentiu ao veicular as informações, divulgadas pela própria Câmara Municipal.
O parlamentar afirma que utilizou R$ 13.078,51 em diárias, o que de fato é verdade. Esqueceu, porém, que a cifra chega a R$ 20.467,20, quando somados aos gastos com combustíveis que têm, na prática, a mesma finalidade: viagens para fora do município de Sant’Ana do Livramento. Em outras palavras, o gasto do dinheiro público para viagens dos parlamentares.
É leviana a afirmação do mesmo vereador que este veículo produz “fake news” quando, na verdade, o Jornal A plateia apenas está informando à comunidade sobre um dado que é público para que cada eleitor possa fazer a sua avaliação sobre o desempenho dos agentes públicos. Não se trata de “golpe baixo”, mas de informação.
Por fim, é necessário reafirmar que este jornal não está alheio às críticas, assim como quem ocupa cargo público. Pelo contrário, quando as críticas têm algum fundamento, elas são revisadas e levadas em consideração. No entanto, neste caso, não há o que retificar, pois não existe erro por parte deste jornal. O que poderia existir, eventualmente, é a falta de validação – por parte de quem os produz – dos números que não mentem, que são tão visíveis quanto a Lei da Transparência. O que é preciso, sim, são agentes que se comprometam com a verdade, o que jamais deixará de prevalecer em qualquer veículo de comunicação do Grupo A Plateia.
Confira os valores utilizados por todos os parlamentares: