O Rotary Clube apresentou no Clube Caixeiral, nesta semana, a segunda etapa do projeto Produto Legal. Surgido em 2018, considerando as necessidades que os consumidores tinham e ainda tem, em identificar os produtos das agroindústrias santanenses, devidamente cadastradas e fiscalizadas pela Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SMAPA), o projeto visa estabelecer a diferença entre as agroindústrias regularizadas e as demais, com o Selo Produto Legal.
Em 2019, foi oficialmente lançado o Produto Legal e apresentado o Selo Produto Legal, no Almoço Farroupilha, nas dependências do Movimento Nativo Coxilha de Santana. A pandemia adiou a continuidade dos trabalhos, mas em 2021, com o apoio da Prefeitura, foi acertada a participação da SMAPA, para a orientação técnica da escolha das agroindústrias.
Com o patrocínio da Sicredi, através de seu gerente Eduardo Franco, foram confeccionadas faixas e adesivos com o Produto Legal, para um projeto piloto, e entregues a seis agroindústrias santanenses. Também o projeto contou com o apoio do Sebrae.
A escolha destas agroindústrias se deu por serem, há muitos anos, parceiras e apoiadoras do RC Livramento Integração, em suas ações sociais. Também apoiam o projeto, os Supermercados Righi, o Supermercado Niederauer, a Sul Frango, a Recofran, o Cantinho Colonial e Zelda Quevedo.
Com a aprovação dos consumidores e das agroindústrias contempladas e o crescente interesse de novas agroindústrias em participarem, o Projeto Produto Legal foi reformulado e ampliado. Segundo informações, será firmado um Termo de Cooperação entre o RC Livramento Integração e a Prefeitura Municipal, que através da Secretaria Municipal de Agricultura, dará o aval para as agroindústrias usarem o Selo Produto Legal.
O Projeto Produto Legal foi apresentado no VI Seminário das Agroindústrias de Produtos de Origem Animal, sendo inclusive matéria apresentada no telejornal Bom Dia Rio Grande, da RBS TV. Os organizadores do projeto destacam que em breve, os consumidores locais e os turistas poderão identificar o que de melhor produz a nossa cidade, através do Selo Produto Legal.
Acidentes de trânsito na Fronteira, neste último domingo do ano de 2024
Pelo mínimo três acidentes de trânsito foram registrados em seis horas na Fronteira