Após mais um fim de semana de terror, a Brigada Militar e Polícia Civil prendem suspeitos ligados a ondas de crimes em Sant’Ana do Livramento. As linhas de investigação dão conta de disputas nos pontos de tráficos de drogas entre integrantes de uma mesma facção.
Na última quarta-feira (14), após apresentar atitudes suspeitas andando pelas ruas, a Força Tática da BM prendeu um homem de 38 anos com uma pistola 9mm, um alargador da arma com 22 munições e uma granada de uso militar. O indivíduo foi preso na casa da ex-companheira no bairro Armour, onde estava residindo desde o dia 11 de novembro quando saiu em liberdade condicional da Penitenciária Estadual. Ele não explicou a origem da granada e para a polícia, é suspeito de ter participação nos atentados do último fim de semana.
Granada
Assim que localizada a granada, foi identificada como sendo de origem argentina, modelo FMK 2, com alto poder destrutivo, do tipo que foi utilizada na guerra das Malvinas. O comando do 2º RPMon acionou o protocolo de segurança, juntamente com o Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE), que dispõe de todo o equipamento antiexplosivo, e em pouco mais de seis horas chegou a Livramento, realizando a detonação do artefato em uma área de campo aberto na localidade da vila Brasília.
Conforme protocolo, a ambulância resgate e um caminhão do Batalhão do Corpo de Bombeiros, acompanharam todo o procedimento em apoio.
Pronta Resposta
No início da semana, agentes da Polícia Civil, com apoio da Força Tática e do Canil da Brigada Militar, cumpriram dois mandados de busca e apreensão em duas casas na vila Santa Rosa, onde a proprietária é suspeita de dar abrigo a criminosos de alta periculosidade, bem como de subsidiar a prática do tráfico e de participação na sucessão de ataques praticados no fim de semana. No local, foram apreendidas armas e munições e autuados em flagrante M.N.S.A e M.A.F. Mãe e filho estão associados na prática criminosa. A mulher possui antecedentes criminais por tráfico de drogas e seguiu comandando o ponto de tráfico após a prisão de seu companheiro. Mãe e filho foram autuados por posse de arma de uso permitido, receptação (revólver furtado), associação para o tráfico, e acrescentado o crime de financiar/custear a prática do tráfico de drogas em relação à mulher.
Sucessão de crimes
Após uma madrugada que terminou com duas casas e um carro incendiados, além de um homem morto, na noite de domingo (11), consolidou-se o que veio a ser um dos fins de semana mais violentos na cidade em 2022. Por volta das 20h, duas pessoas deram entrada no Pronto Atendimento Municipal (PAM), da Santa Casa de Misericórdia, com ferimentos causados por disparos de arma de fogo. Ambos os casos ocorreram no bairro Santa Rosa, local onde, na noite anterior, uma residência foi incendiada, fato que está sendo investigado pelas autoridades policiais. A primeira vítima, um homem com, aproximadamente, 40 anos, foi atingido por cinco tiros e precisou ser levado às pressas para o bloco cirúrgico do hospital.
Os disparos acabaram acertando uma moradora de uma rua próxima, a poucos metros do local. Ela foi atingida na perna e seu quadro clínico é estável. Segundo informações, ela não teria qualquer relação com os suspeitos, tendo sido vítima de uma bala perdida.
Poucas horas depois, mais disparos foram ouvidos, na Vila Kennedy. A Brigada Militar foi acionada e dirigiu-se ao local, constatando haver uma vítima, um homem, morador da região com antecedentes criminais. Marcos Vinicius Rodrigues Dutra recebeu nove disparos em diversas partes do corpo e acabou não resistindo, vindo a óbito na madrugada de segunda-feira (12).