sáb, 19 de abril de 2025

Variedades Digital | 19 e 20.04.25

”Fizeram história” destaca professora da APAE sobre a participação de alunos nas Olimpíadas

A equipe de Livramento representou o estado no evento esportivoque aconteceu na cidade de Aracaju, em Sergipe.

“Uma experiência única”. Definiu a professora de educação física Ana Reck que foi resposavel por treinar e acompanhar a equipe de atletas da APAE de Sant’Ana do Livramento que representou o Rio Grande do Sul nas Olimpíadas Especiais da APAE, evento nacional que reuniu cerca de 1.600 atletas com deficiência de todos os estados do Brasil.

A competição esportiva foi realizada entre os dias 5 a 10 de dezembro em Aracaju, Sergipe. No total, a Olimpíada das Apaes é composta por onze modalidades, sendo quatro coletivas (basquete, handebol, futsal e futebol society), e sete individuais (atletismo, natação, ginásticas rítmica e olímpica, tênis de mesa, capoeira e bocha). A APAE santanense competiu com sua equipe de futebol 7 e alguns alunos no atletismo. Infelizmente as medalhas não vieram dessa vez , mas a professora Ana destaca que não faltou em nenhum momento o empenho dos atletas que competiram de igual para igual.” Uma competição muito forte e disputada. Na individual não premiamos, e no futebol ficamos por um gol fora de disputar uma medalha. Tudo muito disputado. No atletismo o sol e o calor foram fatores bastante complicados. Teve muita gente desmaiando e passando mal, mas nenhum da nossa equipe graças a Deus passou mal. Fomos muito prejudicados pela arbitragem. Mas a título de experiência a olimpíada no geral foi muito boa.

Além das atividades esportivas, a professora desataca que só o fato dos alunos poderem pela primeira vez viajar de avião, alguns deles conhecerem a praia já valeu todo o esforço. “ O hotel muito maravilhoso a viajem em si muito prazerosa. Essa oportunidade também conhecer pessoas de outros estados e se relacionar. Essa é a verdadeira inclusão porque eles estavam lá de igual para igual com todos. Por isso é que nós agradecemos o apoio de toda a comunidade, dos pais e amigos e demais pessoas que colaboraram com essa viajem. E principalmente ao alunos que deram o seu melhor em cada uma das modalidades”.

Professora Ana Reck junto com os alunos : Fábio Lucas goleiro, Luís Paulo Dias, Jaderson Dutra , Igor Munhoz Michel Borges , Michel Ribeiro , Rodrigo Siega , Eduardo Motta ,Carlos Marques

 

Audiência Pública em Brasília debaterá crise no Agro Gaúcho e buscará soluções urgentes

  A Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural, da Câmara dos Deputados, realizará, no dia 22 de abril (terça-feira), às 15h, uma Audiência Pública crucial para debater a grave situação do agronegócio no Rio Grande do Sul. Proposta pelo deputado federal Afonso Hamm, a iniciativa visa encontrar soluções urgentes para os desafios que assolam o setor, como os