Foi realizada na última quinta-feira (8), a 1ª edição do Terço luminoso binacional. O evento reuniu a comunidade católica de Sant’Ana do Livramento e de Rivera no Parque Internacional.
Organizada pelo Movimento do Terço dos Homens das duas cidades, o objetivo da ação foi enviar uma mensagem de fé cristã e união em tempos de guerra. Para isso, foi montado em frente ao obelisco do parque um terço formado por contas compostas por lâmpadas. Uma lâmpada se acendia a cada Ave-Maria e Pai Nosso rezado em português e espanhol.
“Para além da paz no mundo, prezamos pela paz dentro das nossas casas. Rezamos pelo bem-estar dos nossos entes queridos. A oração é um momento íntimo com Deus em que cada pessoa busca sua paz interior. Portanto, além de mostras a união entre os povos, queremos reforçar as intenções que este momento representa”, contou Emanuel de Sá, um dos organizadores.
Ao fim do ritual, as 59 lâmpadas dispostas no chão se acenderam, formando o Terço que pôde ser observado por quem passava no local. Com a presença de religiosos, o evento foi consagrado como o primeiro de uma série de ações pretendidas pelo Movimento.