qua, 16 de abril de 2025

Variedades Digital | 12 e 13.04.25

Ovinocultura entra em Campo

Encontro entre brasileiros e uruguaios, em gira internacional, revela o potencial da Raça Dohne Merino

O Sindicato Rural de Livramento organizou, nessa semana, uma gira internacional da raça Dohne Merino na cabanha e Estância La Pastoral no Uruguai. A propriedade rural, pertencente à família Capurro, localizada no departamento de Durazno, possui um rebanho de 700 animais da raça Dohne, a cabanha também é reconhecida por ser uma grande produtora de genética ovina há mais de 50 anos no Uruguai.
Durante a visitação na propriedade uruguaia, a comitiva de Livramento composta por 13 pessoas, incluindo produtores de Merino Dohne, pôde conhecer um pouco das atividades da estância que optou por implantar a raça, que é considerada de duplo propósito (carne e lã), além de ter boas características maternas e de adaptabilidade, produz uma lã extremamente fina e cordeiros precoces. “Nós ficamos muito satisfeitos com o que vimos, o Gabriel Capurro e a sua família estão de parabéns pelo excelente trabalho. Queremos difundir a raça, pois nós temos a intenção de fundar em Livramento a Associação Brasileira de Criadores de Dohne Merino, que é uma excelente raça”, afirmou o vice-presidente da Rural, Jair Menezes.
O anfitrião, engenheiro agrônomo Gabriel Capurro Alvarez, destacou a importância da gira para troca de experiência com os brasileiros, além de poder demonstrar um pouco do trabalho de três gerações da família. “La Pastoral é um estabelecimento que vem do meu avô, que criava a raça Romney Marsh. Quando meu pai começou a trabalhar ele implantou Corriedale. E nós, a partir de 2002, começamos a criar Merino Dohne, primeiro em cruzamentos com Corriedale. Nós gostamos muito do resultado. Em 2016, começaram a trazer sêmen congelado e, em 2017, nós importamos embriões da Austrália”, explicou.
Durante o dia de campo, os participantes foram convidados a fazer um exercício onde eles teriam que calcular o peso médio dos cordeiros somente olhando para eles, com o objetivo de demonstrar a eficácia da raça na produção de carne. “Neste sentido, apresentamos ovelhas com cordeiro ao pé, algumas com cordeiros únicos e outras com gêmeos. E aí apresentamos os cordeiros que estão com dois meses e meio, o mais pesado tem em torno de 39 kg com um ganho de peso diário de 454 gr desde o seu nascimento”, completou Capurro.
A experiência contou com a demonstração de borregas com lãs muito finas, em torno de 16.3 micra, formato de medida da lã. “Nós fizemos a nossa avaliação genética das nossas lãs com a Austrália, comparando a nossa produção com a deles. Essas borregas que nós apresentamos estão com 5% de diâmetro mais finas para melhor preço. São realmente ovelhas muito produtivas. Isso mostra, realmente, que a Dohne é uma raça que pode, no final do ano, colocar uma boa quantidade de dinheiro no bolso do produtor”, complementou o anfitrião.

Nota à imprensa – Encontro com o ex-governador Jair Soares

O líder da oposição na Câmara dos Deputados, deputado federal Luciano Zucco (PL-RS), esteve reunido nesta quarta-feira (16) com o ex-governador Jair Soares, uma das figuras mais emblemáticas da história política gaúcha e o último governador genuinamente de direita eleito pelo povo do Rio Grande do Sul. Durante o encontro, realizado em Porto Alegre, Zucco e Jair de Soares conversaram

TCE-RS oferece capacitação sobre atuária aplicada ao RPPS

  O Tribunal de Contas do Estado (TCE-RS), por meio de sua Escola Superior de Gestão e Controle (ESGC), promove a 2ª edição do Curso Básico da Atuária Aplicada aos Regimes Próprios de Previdência Social (RPPS), em formato EAD. O curso é voltado para servidores e gestores de RPPS, membros dos conselhos deliberativos, comitês de investimentos e controle interno dos