A major Karla Incerti assumiu, no mês de novembro, um dos postos mais importantes da Brigada Militar: o de subcomandante do 2º Regimento de Polícia Montada (RPMon), em um dos mais tradicionais regimentos da BM, localizado em Sant’Ana do Livramento.
Na Brigada Militar há 18 anos, Karla já teve a oportunidade de comandar outros pelotões. No ano de 2006, voltou para Livramento com a atribuição de comandar o Policiamento Ostensivo. Já exerceu funções de chefia nos Recursos Humanos, Inteligência, Treinamento, Operações e Logística e Patrimônio da instituição até o ano de 2016. Já em 2018, voltou a assumir a função de comandante do policiamento, quando foi promovida à função de major e transferida para o Comando Regional da Fronteira Oeste (CRPO-FO), onde esteve até o momento da troca de comando.
Desafios da nova função
Para a subcomandante, os desafios são muitos: “Não por ser a primeira mulher, embora tenha a percepção de que exista uma certa expectativa na desenvoltura da missão sob esta ótica feminina, por assim dizer, mas comuns a qualquer oficial que recebe a oportunidade de desempenhar uma função tão importante”.
“Tenho o honesto desejo de contribuir para o aprimoramento do já excelente trabalho desenvolvido pelo comando local, na pessoa do comandante do 2º RPMon, major Anibal Silveira, neste sentido envidarei todos os esforços necessários a alcançar os propósitos desta missão que envolvem ações prévias de otimização de recursos, qualificação dos efetivos e compreensão das reais necessidades da nossa comunidade fronteiriça como um todo”, destacou a major.
Redução dos índices criminais
Quanto ao policiamento ostensivo, a subcomandante salienta que o trabalho desenvolvido será conforme as diretrizes originadas pelo comando, sempre na busca da redução dos indicadores da criminalidade. “Neste sentido, mostra-se fundamental alavancar e fomentar medidas preventivas e ostensivas, calcadas em um trabalho de inteligência, sempre em parceria com a comunidade. Hoje, um dos grandes problemas que enfrentamos está diretamente relacionado ao tráfico de drogas, crime que destrói vidas e famílias inteiras, sustenta e é sustentado por uma série de outros delitos”.
Mensagem para os santanenses
“Pedimos o apoio da comunidade, sempre. O apoio no sentido de conceber a Corporação como uma instituição amiga, como o braço forte na defesa da sociedade gaúcha, e a qual, para atingir sua finalidade precípua, que é a prestação de segurança a partir da preservação da ordem pública, conta com a participação ativa da sociedade”.