qua, 16 de abril de 2025

Variedades Digital | 12 e 13.04.25

Proposta do Executivo para o mínimo regional é vergonhosa, diz Mainardi.

deputado Luiz Fernando Mainardi (PT)

O coordenador da Frente Parlamentar sobre o Salário Mínimo Regional da Assembleia Legislativa, deputado Luiz Fernando Mainardi (PT), lamentou a proposta apresentada pelo governo do Estado para o reajuste do piso regional.

“O governo diz que quer aproximar o salário dos trabalhadores da realidade do mercado, mas na verdade está afastando os que recebem este salário do mercado que interessa, que é a venda da esquina. É incrível que um gestor pense que está fazendo o bem ao arrochar salário de trabalhador, diminuindo o seu poder de compra. Isso é ruim para todo mundo”, declarou o deputado.

Mainardi lembrou que a proposta do governo prevê que o reajuste passe a valer apenas a partir de fevereiro de 2023, deixando de conceder a correção de 2022. Conforme a assessoria técnica da bancada do PT na AL, a proposta do governo, caso aprovada, vai aumentar a perda inflacionária do piso, que já não teve reajuste em 2019. Segundo Jorge Ussan, economista da bancada, o piso regional gaúcho já tem uma perda acumulada de cerca de 23%.

O deputado disse que vai defender mudanças na proposta do governo, com vistas a garantir pelo menos a correção inflacionária. “Não creio que Leite vá querer iniciar o seu governo na contramão do novo governo federal, que já garantiu aumento real para o salário mínimo em 2023”, concluiu.

 

Jornalista responsável: João Ferrer (8079) – 051 997590416

Nota à imprensa – Encontro com o ex-governador Jair Soares

O líder da oposição na Câmara dos Deputados, deputado federal Luciano Zucco (PL-RS), esteve reunido nesta quarta-feira (16) com o ex-governador Jair Soares, uma das figuras mais emblemáticas da história política gaúcha e o último governador genuinamente de direita eleito pelo povo do Rio Grande do Sul. Durante o encontro, realizado em Porto Alegre, Zucco e Jair de Soares conversaram

TCE-RS oferece capacitação sobre atuária aplicada ao RPPS

  O Tribunal de Contas do Estado (TCE-RS), por meio de sua Escola Superior de Gestão e Controle (ESGC), promove a 2ª edição do Curso Básico da Atuária Aplicada aos Regimes Próprios de Previdência Social (RPPS), em formato EAD. O curso é voltado para servidores e gestores de RPPS, membros dos conselhos deliberativos, comitês de investimentos e controle interno dos