qua, 8 de janeiro de 2025

Variedades Digital | 04 e 05.01.25

“As pessoas estão se conscientizando”, afirma responsável pela campanha de doação de sangue

Foi satisfatório o número de doação de sangue no município nesta quarta-feira(23), diz coordenadora

Com fila do lado de fora, o dia da doação de sangue, que acontece periodicamente, na Santa Casa de Misericórdia de Sant’Ana do Livramento, contou com uma demanda satisfatória, nesta manhã de quarta-feira(23), afirmou Cristiane de Mello que é uma das responsáveis da campanha. 

“As pessoas estão se conscientizando”, afirmou Cristiane de Mello , destacando que o processo de divulgação da campanha foi um dos pontos que colaborou para a uma maior procura para doar sangue. 

“O primeiro passo para se doar sangue é estar disponível”, enfatizou Cristina. Os outros requisitos que Cristina destaca é o doador levar documento com foto, não ser portador de nenhuma doença crônica, pesar mais de 50kg e não ingerir nenhuma bebida alcóolica antes do processo da doação. 

Ao ser questionada se o doador deve jejuar antes da doação, Cristiane comentou que não há problemas em se alimentar e que até oferecem um café para o doador após a doação. Cristiane adverte que é importante evitar ingerir alimentos muito gordurosos antes de ir doar.

Quem desejar doar sangue ainda nesta quarta, deve ir até às 13h na Santa Casa. Embora esteja satisfatória a demanda, precisa-se com urgência do sangue tipo O-.

 

Resultados do Projeto Cívica 2024 são divulgados pelo Grupo de Trabalho e TCE’S

O Tribunal de Contas do Estado (TCE-RS) em conjunto com o Grupo de Trabalho Participação Cidadã e os Tribunais de Contas do Estado apresentaram a cartilha sobre os resultados do Projeto Rede Cívica. O projeto Rede Cívica objetiva a criar um modelo colaborativo para acompanhamento contínuo dos recursos destinados às políticas públicas no Brasil, com a inclusão da participação cidadã.