seg, 31 de março de 2025

Variedades Digital | 29 e 30.03.25

Vigilância registra baixa procura pela vacina da Covid em Bebês

Vacina foi liberada na última quarta-feira (16) para bebês de seis meses a dois anos com comorbidades
Após a prefeitura de Sant'Ana do Livramento divulgar a nova atualização no calendário de vacinação do Covid-19, onde crianças entre seis meses e dois anos de idade, com comorbidades, poderão receber a primeira dose do imunizante. A coordenadora da Vigilância em Saúde Elisangela Furtado comentou sobre o processo da aplicação no município. A coordenadora destaca a baixa procura pela aplicação nessas condições apresentadas. Salientando também que a vacina dura apenas 24h, ou seja, muitas doses são desperdiçadas. Além disso, nesta quinta-feira(17), apenas uma criança foi vacinada. Partindo desse pressuposto, a mesma comentou que num dia, na ausência de crianças com as características necessárias para a aplicação, poderá ser aplicada uma dosagem para apenas uma criança, evitando o desperdício. Dito isso, Elisangela solicita que inscrevam nas unidades todas as crianças para que quando surja uma oportunidade, possam passar pela aplicação. Uma preocupação enfatizada é a falta de sala de vacinação no bairro Planalto. A coordenadora contou que num determinado dia foi elaborada uma sala de vacinação itinerante a qual 105 aplicações ocorreram, indicando uma demanda elevada na região que merece ser atendida. Em resumo, a coordenadora conclui que devemos evitar um novo ápice do Covid-19 e que ele não seja causado pela falta de vacinação.
Foto: Reprodução

Após a prefeitura de Sant’Ana do Livramento divulgar a nova atualização no calendário de vacinação do Covid-19, onde crianças entre seis meses e dois anos de idade, com comorbidades, poderão receber a primeira dose do imunizante. A coordenadora da Vigilância em Saúde Elisangela Furtado comentou sobre o processo da aplicação no município.

Elisangela destacou a baixa procura pela aplicação nessas condições apresentadas. Salientando também que a vacina dura apenas 24h, ou seja, muitas doses são desperdiçadas. Além disso, nesta quinta-feira(17), apenas uma criança foi vacinada. Partindo desse pressuposto, a mesma comentou que num dia, na ausência de crianças com as características necessárias para a aplicação, poderá ser aplicada uma dosagem para apenas uma criança, evitando o desperdício. Dito isso, Elisangela solicita que inscrevam nas unidades todas as crianças para que quando surja uma oportunidade, possam passar pela aplicação.

Uma preocupação enfatizada é a falta de sala de vacinação no bairro Planalto. A coordenadora contou que num determinado dia foi elaborada uma sala de vacinação itinerante a qual 105 aplicações ocorreram, indicando uma demanda elevada na região que merece ser atendida.
Em resumo, a coordenadora conclui que devemos evitar um novo ápice do Covid-19 e que ele não seja causado pela falta de vacinação.

Tribunal de Contas realiza capacitação sobre Nova Lei de Licitações

Na manhã desta quinta-feira (27), teve início o evento promovido pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE-RS), através de sua Escola de Gestão e Controle, e pela Prefeitura de Rio Grande para capacitação sobre a Lei 14.133/2021 – Nova Lei de Licitações e Contratos (NLLC). A ação educativa, que se estende até o final da tarde de sexta-feira (28), reúne