Faltando menos de dois meses para encerrar o mandato do vereador Aquiles Pires (PT) à frente da presidência do Poder Legislativo Municipal, já iniciaram as conversas sobre a futura mesa diretora do parlamento local. Segundo um acordo prévio, estabelecido ainda em 2020, o próximo presidente deve ser o vereador Maurício Galo Del Fabro (Progressistas).
Ainda conforme o compromisso firmado entre treze parlamentares, o vice-presidente deverá ser o vereador Romário Paz (MDB), o primeiro secretário, Enrique Civeira (PDT) e o segundo secretário, Leandro Ferreira (PT).
Treze dos 17 legisladores estariam neste acordo revezando as vagas da mesa ao longo dos quatro anos de mandato (2021-2024). Nele, estariam os quatro vereadores do PDT, a bancada do PT, o PSB, o PTB, além de Galo e Romário.
Duda Amaral (Progressistas), Elso Alvienes (PSC), Felipe Torres (União) e Jovani Romarinho (Republicanos) estariam de fora do acordo. Segundo especulações de bastidores, ainda há possibilidade desses parlamentares votarem no nome de Galo para assumir a presidência, uma vez que eles têm pensamentos ideológicos alinhados e afinidade pessoal; embora haja a possibilidade de votação dos quatro vereadores em Galo, talvez não haja ao restante da chapa.
Galo Del Fabro tem 50 anos, é casado e pai de dois filhos. Ele está em seu terceiro mandato como vereador. O ex-tucano, e agora progressista, também já presidiu o Legislativo em 2019. Seu mandato foi pautado na economicidade dos recursos. Durante os anos de 2021 e 2022, Galo desempenha o papel de líder do governo da gestão Ana e Evandro. “Foi um exelente líder de governo, bem articulado e fez um papel até de secretário do executivo municipal”, afirmou o vice-prefeito.
“A atuação do líder do governo foi corajosa e impecável, pois ele entendeu a proposta do governo, que é diferente, bastante distanciado da política e próximo da técnica”, afirmou a prefeita Ana.
ARTICULAÇÃO POLÍTICA: Na liderança de governo, Galo aprovou 100% dos projetos de Ana e Evandro
Após quase dois anos representando a gestão Ana Tarouco (PL) e Evandro Gutebier (Republicanos) nos embates do plenário João Goulart, Del Fabro sai, no fim do ano, com 100% das matérias do governo aprovadas.
“É um trabalho árduo, desgastante e incomodativo”, falou Galo sobre a liderança do governo. Porém, ele falou da sua boa relação com seus colegas, inclusive adversários. “Eu aprendi a respeitar com esta experiência de três mandatos”, comentou.
Para ele, ser líder do governo foi um grande desafio. “Acredito que tenha sido positivo, pois todos os projetos que ingressaram na Câmara de Vereadores, nós conseguimos aprovar”. Del Fabro finalizou dizendo que para ele foi uma experiência “inesquecível” e além disso, “produtiva e importante para o crescimento político”.