qua, 15 de janeiro de 2025

Variedades Digital | 11 e 12.01.25

Eletrosul abre seleção de profissionais para atuar nas obras do novo parque eólico

Batizado de Coxilha Negra, o empreendimento já começou a ser construído
Recuperação de acesso externo em andamento (Foto: Carlos Costa )

A Eletrosul anunciou, nessa semana, que está com vagas de trabalho em aberto para profissionais que interessados em atuar nas obras do novo parque eólico. Localizado em Sant’Ana do Livramento, nas proximidades da BR 293, o complexo Coxilha Negra ainda demanda de mais profissionais. Para encaminhar o currículo, os interessados devem se dirigir até a agência do Sistema Nacional de Emprego (Sine), localizada na avenida Almirante Tamandaré, nº 2156, Centro, das 8h às 12h e 13h às 17h. Para mais informações, os candidatos podem entrar em contato com a unidade regional do Sine pelo telefone (55) 3242-4186 ou pelo e-mail [email protected].
A primeira etapa iniciada envolve a revitalização de 56 quilômetros de acessos locais, visando a melhoria das condições de tráfego, adequando a pavimentação para o futuro transporte das pás e componentes pesados dos aerogeradores. Estão envolvidos na execução desta etapa, profissionais da CGT Eletrosul e das empresas contratadas.
Os serviços de topografia dos acessos e das áreas onde serão instaladas as subestações, assim como a coleta de material de jazidas locais para estudo em laboratório, também encontram-se em atividade.
Sondagens nas posições dos aerogeradores e subestação serão realizadas concomitantemente com a revitalização dos acessos. Em seguida, está planejada a mobilização do canteiro de obras central com alojamento, usinas de concreto, central de britagem, oficina, escritórios, além da terraplenagem dos locais de implantação das subestações. Já a abertura dos novos acessos têm previsão de início a partir da segunda quinzena de dezembro de 2022, englobando uma extensão de 96 quilômetros.
Dezesseis programas ambientais, igualmente, seguem em execução no local. Entre eles, Educação Ambiental e Comunicação Social, que promovem a aproximação com os moradores da região, envolvendo ações de campo, com atividades na Vila Tomaz Albornoz e nas propriedades localizadas nas imediações do futuro parque eólico. Até o momento, foram coletados dados junto aos moradores e realizada a distribuição de material informativo sobre a construção do empreendimento.

TCE-RS e Secretaria de Reconstrução do Rio Grande do Sul analisam projetos de concessão

Nesta terça-feira (14), o Tribunal de Contas do Estado (TCE-RS) recebeu a visita do Secretário de Reconstrução do Rio Grande do Sul, Pedro Capeluppi, na sede do Tribunal. O encontro teve como objetivo apresentar os projetos de concessão do Estado. Entre os temas observados pelo Governo Estadual, três estiveram em discussão. A resolução 1.157/2022 do TCE-RS estabelece que, sejam analisados